qui, 9 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.01.25

Anhanguera polo de Livramento realiza vivência em esporte no Dia do Desafio

Alunos do curso de Educação Física participaram de uma partida de golbol, esporte paralímpico

Na última quarta-feira (25), foi realizada mais uma edição do Dia do Desafio, evento tradicional em todo o Brasil que visa promover a atividade física em diversos segmentos da sociedade. Para marcar a data em Sant’Ana do Livramento, a Faculdade Anhanguera realizou uma atividade de vivência em esportes para o curso de Educação Física. Organizado pela professora Claudia Quincozes, com o apoio da Coordenação Acadêmica do Polo e dos discentes de Educação Física, a atividade contou com uma partida de golbol, esporte para pessoas cegas ou com baixa visão e que tem o Brasil como atual medalhista de ouro paralímpico, conquistado nos jogos de Tóquio 2020.
Segundo Darinni Machado, coordenadora acadêmica da Faculdade Anhanguera, a atividade buscou trazer a vivência dos alunos em um desporto coletivo ainda pouco difundido na região, desenvolvendo conhecimentos técnicos e práticos para uma educação inclusiva. “Esta é uma modalidade pensada para pessoas com deficiência visual. Neste semestre, com a presença do Juan em aula, um aluno do curso de Educação Física com baixa visão, surgiu esta grande ideia de promover uma vivência entre todos os alunos para que a prática inclusiva se alie ao conhecimento pedagógico inclusivo”, se alie ao conhecimento pedagógico inclusivo”, destacou. Juan, aluno do primeiro semestre do curso que possui baixa visão, não escondeu a alegria por estar vivenciando a experiência junto de seus colegas. “É uma experiência bem interessante. Eu sou deficiente visual e essa é uma porta que se abre pra mim. Eu sempre gostei de atividades físicas, mas esse é um momento novo e muito gratificante”.
Após uma explanação sobre as regras do golbol, os estudantes realizaram a partida. Conforme as regras do esporte, todos os participantes jogaram sentados e com os olhos vendados, mostrando que em um mundo de diferenças, a inclusão através do esporte é um importante aliado na construção de uma convivência harmônica, saudável e divertida.

Gabriel é cego e foi um dos convidados para a atividade (Foto: Cedida)

Relatório Reservado

Para ler o Relatório de 08 de janeiro completo em PDF aperte aqui