A maior feira agropecuária e de máquinas a céu aberto da América Latina ocorrerá de 25 de agosto a 2 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio
Na próxima segunda-feira, 6 de agosto, acontece o lançamento da 41ª Expointer, na Casa da Ospa no Centro Administrativo do Estado. Na oportunidade, será apresentado o slogan do evento para a edição de 2018: “Nossa Gente, Nossa Força”. A mensagem destaca o papel das etnias na formação do povo gaúcho e na produção agropecuária, compondo a identidade de trabalho e de desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
O conceito, criado pela agência de publicidade Matriz, valoriza a integração da miscigenação étnica do Rio Grande do Sul – portuguesa, italiana, alemã, africana, polonesa, indígena e japonesa – como representação da eficiência do setor primário gaúcho.
O evento, promovido pelo governo do Estado, vai reunir entidades ligadas ao agronegócio, empresas, patrocinadores, apoiadores e organizadores da 41ª Expointer.
A maior feira agropecuária e de máquinas a céu aberto da América Latina ocorrerá de 25 de agosto a 2 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Na programação, que está sendo montada pelas secretarias estaduais da Agricultura, Pecuária e Irrigação e de Comunicação, estarão julgamentos e leilões de animais, desfile dos campeões, palestras técnicas, feira da agricultura familiar e espetáculos artísticos, entre várias outras atrações.
Atrações do lançamento
Apresentações de Renato Borghetti e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, e Elton Saldanha e banda, estão entre as principais atrações do lançamento da 41ª Expointer, que acontece na segunda-feira (6), em espetáculo programado para as 14h com entrada gratuita. O evento contará ainda com atrações artísticas locais, como a apresentação da música-tema da feira, com coreografia, representação das etnias formadoras da população do Rio Grande do Sul e a valorização de costumes gaúchos. E o poeta Luiz Coronel recitará um poema em alusão a Expointer e ao slogan “Nossa Gente, Nossa Força”, tema adotado para destacar as etnias e a produção agrícola.
Novo Pavilhão
Maior evento agropecuário a céu aberto da América Latina, a Expointer chega a sua edição de número 41 com novidades. O novo pavilhão da agricultura familiar ampliará a área em 3,5 mil m. De acordo com dados da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, copromotora da Expointer e responsável pelas inscrições das agroindústrias, foram registrados 283 inscrições, superando as 201 registradas em 2017.
Maiores atrações da feira, os animais contarão com readequação de estrutura nos lavatórios de gado leiteiro e de corte, com instalação de cobertura. Outra novidade é o retorno das aves, que ficaram de fora da edição de 2017 devido aos riscos da influenza aviária (gripe), determinando um aumento do número de animais inscritos em 32% em relação com o ano passado, totalizando 4.247 exemplares das mais variadas raças.
Para os visitantes, a feira está anunciando a manutenção dos valores dos ingressos praticados no ano passado para acesso ao parque. A entrada inteira custará R$13,00. Estudantes e idosos pagarão R$ 6,00. O número de vagas de estacionamento na área também foi ampliado. Serão mais duas mil vagas com calçamento ampliando a capacidade do parque para 12 mil carros.
Grande símbolo da Expointer, as esferas localizadas na entrada, presente da Alemanha na década de 1970, estão sendo revitalizadas.
Por: [email protected]