Nesta semana, a Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento realizou mais uma edição do projeto “Sant’Ana que acolhe”, numa ação coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social (SMAIS), com apoio de diversos setores do poder público municipal. Em dois dias de ação, que contou com o apoio de vereadores, secretarias, Defesa Civil, Conselho Tutelar e DAE, a distribuição de mais de 650 refeições, além de roupas, calçados e cobertores foi realizada nos bairros Vila Real, Vila Emília e Simón Bolívar.
Os alimentos e materiais arrecadados foram angariados por meio de doações de organizações santanenses e da comunidade, e visou atender à demanda do poder público frente à chegada do frio na fronteira. A secretária de Assistência Social, Maria Drekener, destacou a importância da solidarização do povo santanense, para além do âmbito político. “A população santanense deu um show de solidariedade e engajamento. Isso transcende a questão política e parte para um âmbito social e humanitário. A Secretaria de Assistência Social não funciona se não tivermos os braços da Prefeitura e da comunidade para nos apoiar”, destacou a responsável pela pasta.
Agora, o projeto “Sant’Ana que acolhe” visa se firmar no calendário de ações comandadas pelo poder executivo no atendimento às necessidades da população moradora de bairros e do centro da cidade, não somente no inverno que se aproxima, mas durante todo o ano. Com o sucesso da atividade realizada durante a última semana, a prefeita municipal Ana Tarouco, que esteve presente na distribuição durante os dois dias, espera que as doações continuem para manter o projeto em andamento. “Isso nada mais é do que a concretização da necessidade de estarmos onde se deve estar. Vemos não só as dificuldades estruturais das famílias, mas a vulnerabilidade sob as quais muitas vivem. O resultado é a união de toda uma sociedade que se uniu para atender às demandas, que são muitas, mas aplacando um pouco do frio e da fome, torna-se um ato de humanidade”.
As doações continuarão sendo recebidas por meio da Secretaria de Assistência e Inclusão Social. Para as entidades e pessoas que desejarem doar roupas, calçados, alimentos, cobertores e materiais de higiene, foram disponibilizados dois números de telefone para contato, que são o 3968-1030 e o WhatsApp (55) 9 96893645. A Secretaria está disponível para receber as doações em sua sede, na rua Sete de Setembro, 515. Aqueles que não puderem se dirigir ao local, poderão entrar em contato por meio de um dos telefones e os profissionais da SMAIS irão até as localidades retirar as doações.