sáb, 23 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Conselho Municipal de Tradicionalismo toma posse em ato festivo

O último fim de semana foi de continuidade dos festejos do aniversário de 67 anos do CTG Fronteira Aberta. Com uma cavalgada com destino ao Movimento Nativo Nascente do Ibirapuitã onde, entre atividades artísticas e campeiras, foi empossado o recém-criado Conselho Municipal de Tradicionalismo.
Iniciando no sábado, a cavalgada percorreu 16 km entre a sede do CTG e o Ibirapuitã, tendo os cavaleiros e convidados pernoitado no local onde, no domingo, ocorreram as demais atividades. No sábado à noite foi realizado um jantar campeiro seguido da apresentação do conjunto regional do CTG e artistas convidados. No domingo, ocorreu a posse do Conselho, com a presença da Prefeita Ana Tarouco, de secretários municipais, representantes do legislativo e outras autoridades, além de integrantes de grande parte de entidades tradicionalistas do município.
O conselho terá representantes da prefeitura municipal, através das secretarias de educação, cultura e turismo, de representantes da 18ª Região Tradicionalista do MTG e das entidades tradicionalistas de Livramento, e passará a pautar as ações do tradicionalismo em nossa cidade. Como ponto forte da posse foi gerada a centelha de uma chama às margens do rio Ibirapuitã, pelo simbolismo que apresenta na nossa história, realçando a força da nova união e trabalho que se inicia.
A chama foi conduzida até o local da cerimônia por um representante do Grupo Santanense de Cavalgadas e entregue ao Conselheiro de Honra Velocino Silveira, Lenço Branco, que na oportunidade foi empossado, juntamente com a cantora e poetisa Nelma Cardoso. Em sua fala, a prefeita Ana Tarouco destacou a importância da criação do conselho para auxiliar nas atividades culturais do município.
Segundo os organizadores do evento e representantes do Conselho Municipal Tradicionalista, o evento e a cerimônia foram marcados pelo amor à tradição com o objetivo de trazer a paz e reforçar a sua importância, envolvendo a juventude gaúcha na manutenção da nossa cultura.
Ao final da cerimônia, como um simbolismo de paz e de sonhos renovados, o poeta, radialista e declamador Lenço Branco transmitiu uma mensagem aos presentes. As prendas e peões de diversas entidades soltaram uma pomba da paz com uma frase que levasse consigo em sua liberdade.
Na sequência, teve a realização de um almoço com o autêntico churrasco gaúcho, seguido de novas apresentações artísticas e realizações de atividades campeiras, e o tradicional cântico do parabéns gaúcho ao CTG, uma das mais antigas entidades gauchescas do Rio Grande do Sul.
O patrão Luiz Botino, em nome do CTG Fronteira Aberta, agradeceu a participação e o trabalho de todos que tornaram o evento possível, destacando os integrantes do CTG, órgãos públicos presentes e representantes das demais entidades tradicionalistas, em especial ao Movimento Nativo Nascente do Ibirapuitã.

REPRESENTANTES DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Secretaria de Educação – Syldio Porto Dias Neto e Sirius Assandri Rocha
Secretaria Municipal de Turismo – Laura Helena Garagorry e Júnior Amadeu de Los Santos
Câmara de Vereadores – Vereador Lídio de Azevedo Mendes
Representante do MTG e 18ª Região Tradicionalista – Leonardo Soares e Carmem Maria Machado
Representante das Entidades Tradicionalistas – Leonel Gumercindo Duarte e Cleusa Har Pereira
Representantes do Poder Executivo Municipal – Secretária Ângela de Almeida Duarte e Secretária Sandra Pontes da Silva

A Liberdade de Imprensa é um dos pilares da Democracia

A liberdade de imprensa é mais do que um direito fundamental, é um alicerce indispensável para o funcionamento de qualquer sociedade democrática. Em sua essência, é a garantia de que jornalistas e meios de comunicação podem atuar sem medo de censura ou repressão, permitindo que a verdade seja revelada e que o poder seja questionado. Em tempos de desinformação e

Rosas de Ouro: pelos sonhos realizados

O projeto social Rosas de Ouro, que atua há 25 anos na assistência a crianças e adolescentes em situação de fragilidade social de Livramento e Rivera, realizou na semana passada a 10ª edição de sua já tradicional “Noite de Princesas”, que dá às meninas que completam 15 anos a tão sonhada festa de debutantes. Entre padrinhos e madrinhas que ajudam