qua, 15 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Morning Xpress

Foto: Cedida

Os mercados futuros com sinais mistos às 6h00 em Brasília: S&P500 -0.15%, Dow Jones +0.04%, Nasdaq -0.33% e a Europa +0.02% (STOXX 600).

🟢Na sexta-feira, o Dow subiu 466,36 pontos, ou 1,47%, enquanto o S&P 500 subiu 2,39%. O Nasdaq subiu 3,82% e registrou seu maior ganho em um dia desde novembro de 2020.

🔴 LOCKDOWNS NA CHINA & A CRISE:

1. A economia da China está pagando o preço pela política “Covid Zero” do governo.

2. A produção industrial inesperadamente caiu 2,9% em abril em relação ao ano anterior, enquanto as vendas no varejo contraíram 11,1% no período, abaixo da queda projetada de 6,6%.

3. A taxa de desemprego subiu para 6,1% e a taxa de desemprego dos jovens atingiu um recorde. 

‼️ A RESPOSTA DO MERCADO NA CHINA: Os investidores responderam vendendo tudo, desde ações chinesas a futuros de índices dos EUA e petróleo. A Bloomberg Economics estima que o Produto lnterno Bruto caiu 0,68% em abril em relação a um ano atrás, a primeira contração desde fevereiro de 2020. Analistas apontam que é possível que a economia chinesa encolha no segundo trimestre, colocando a ambiciosa meta de crescimento anual de cerca de 5,5% ainda mais fora de alcance.

🔴 DOBRANDO A APOSTA: O governo insiste em manter sua estratégia “Covid Zero” para conter infecções, mesmo que a alta transmissibilidade da variante Ômicron faça com que as grandes cidades abram e fechem repetidamente.

🔴 SEGURANÇA ALIMENTAR GLOBAL

1. TRIGO: Algumas nações impuseram restrições às exportações. É o caso da Índia, que anunciou no sábado a proibição da venda de trigo “para administrar a segurança alimentar geral do país”.

2. FERTILIZANTES: A Ucrânia tem sido incapaz de exportar grãos, fertilizantes e óleo vegetal, enquanto o conflito também está destruindo campos de cultivo e impedindo uma temporada normal de plantio, isto é, a safra do quarto maior produtor mundial de trigo está comprometida.

⁉️ O QUE O VAREJO AMERICANO PODE NOS DIZER ⁉️

1. BALANÇOS: A temporada de resultados no varejo começa esta semana com os resultados do primeiro trimestre, incluindo Walmart, Target e Home Depot.

2. INFLAÇÃO & VENDAS: Esses dados podem dar aos investidores uma visão de como os varejistas estão gerenciando a inflação, que permanece próxima das máximas de 40 anos.