seg, 27 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 25 e 26.01.25

Morning Xpress

Foto: Cedida

Bolsas em alta nesta terça-feira. O EuroStoxx sobe 1,2%, enquanto os futuros do S&P e do Nasdaq100 avançam 0,8% e 1,3%, respectivamente. Na Ásia, o Nikkei fechou em queda de 0,6% e o Hang Seng caiu -1,8%. O VIX cede 1,3 ponto para 33,5 pontos. Nas moedas, o DXY avança 0,2% para 103,8 e as moedas de emergentes apreciam contra o dólar. Nas commodities, o preço do petróleo cai 1,7% a USD 104,2/bbl, os futuros curtos do minério de ferro cedem 2,1% para 126,6 dólares por tonelada e os grãos operam em alta. As treasuries fecham cerca de 2 bps.

Em dia de poucos indicadores e noticiário sem destaques, as bolsas globais se recuperam dos tombos dos últimos pregões, à espera do CPI de amanhã e de falas de dirigentes do Fed hoje. Na China, as notícias sobre restrições à mobilidade seguem negativas, com Xangai e Beijing apertando suas políticas de lockdown.

Temporada de resultados: No S&P, 443 de 499 empresas reportaram resultados do 1º trimestre, 77% delas acima do esperado, com surpresa agregada de 5%. Na Nasdaq, 1570 de 3374 empresas reportaram, 60% delas acima do esperado, com surpresa de 8%. No EuroStoxx 600, 295 de 445 empresas reportaram, 67% delas acima do esperado, com surpresa agregada de 13%. No Ibovespa, 49 de 89 empresas reportaram resultados, 44% acima do esperado, com surpresa agregada de 9%.

No Brasil, após o reajuste de 8,9% do diesel pela Petrobras, o governo estuda meios para mitigar o aumento do diesel nas bombas, o que incluiria a criação de subsídios. O maior entrave seria achar espaço no teto de gastos para a medida. Guedes e Pacheco se reunirão para tratar sobre o tema e o presidente do Senado deve pressionar governadores para cumprirem o congelamento do ICMS sobre combustíveis, já aprovado no Congresso.
Em outra frente, o time XP Política apurou que o governo também cogita redução da CIDE sobre a gasolina, embora reconheça que o impacto no preço final não seria tão relevante (https://bit.ly/3FE0QMj). Cabe ressaltar que a equipe econômica é refratária à ideia de subsidiar combustíveis.
Para a energia elétrica, o governo planeja antecipar o pagamento dos valores da outorga da Eletrobras para a CDE, amenizando reajustes tarifários (https://bit.ly/3yoXmvF).

O governo costura reforma tributária mais enxuta, na qual prevê redução de IRPJ e CSLL de 34% para 30% e taxação de dividendos em 10%, ante 15% aprovados na Câmara. No pacote, viria também um Refis para médias e grandes empresas e pessoas físicas, incluindo dívidas do eSocial. Por ver riscos à legislação eleitoral, não há perspectiva de mudanças no IR para pessoas físicas (https://bit.ly/3KU04Mg).

O governo vai zerar impostos de importação de aço e mais 10 produtos, além de redução geral de 10% na Tarifa Externa Comum do Mercosul (https://bit.ly/3yr548o).

Agenda BCB: Bruno Serra discute conjuntura econômica com banco às 15:00.

Agenda: Na Alemanha, o índice ZEW de expectativas de maio avançou para -34,3 pontos (exp. -43,5), enquanto o de situação atual cai para -36,5 pontos (exp. -35,0). Nos EUA, o índice NFIB de otimismo de pequenos negócios de abril ficou estável em 93,2 pontos (exp. 92,9).
No Brasil, o BCB divulga a ata do Copom às 8:00. O IBGE publica a PMC de março às 9:00, para qual o mercado espera avanço de 0,5% m/m e a XP 0,6% no conceito restrito e, no conceito ampliado, o consenso é de queda de 0,1% m/m, enquanto a XP vê avanço de 0,3%.
Às 11:00, a Anfavea divulga os dados de produção de veículos.

Frase do dia na Bloomberg: “Your world is as big as you make it.” — Georgia Douglas Johnson.

Bons negócios!

XP Macro Strategy

La 39ª Expo Feria Ovina, Artesanal e Industrial de Paso de los Toros fue lanzada en Rivera

En horas de la mañana de este lunes 27 de enero en las instalaciones de la Intendencia Departamental de Rivera se presentó oficialmente la “39ª Expo Feria Ovina, Artesanal e Industrial de Paso de los Toros”. La misma se desarrollará de 6 al 9 de febrero en el Parque José Batlle y Ordóñez junto al Rio Negro en el municipio

44% dos universitários já trancaram o curso por não conseguir pagar mensalidades, revela pesquisa da Serasa

  Serasa reúne 6,5 milhões de ofertas de dívidas de universidades para estudantes negociarem com descontos. 1,6 milhão de universitários de todo o país podem quitar suas dívidas com 68 instituições de ensino parceiras da Serasa. No Rio Grande do Sul existem mais de 500 mil ofertas disponíveis para os 301.287 consumidores com mensalidades atrasadas; As faculdades Ânima Educação, Estácio,

TCE/RS promove cursos de capacitação

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), através da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC) promove dois cursos de capacitação para a atuação de profissionais da área pública. As atividades são gratuitas, autoinstrucionais com carga de 20 horas. O objetivo é aprimorar o conhecimento sobre temas fundamentais relacionados à educação antirracista e