qui, 9 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.01.25

MPF denuncia Ico Charopen, Enrique Civeira e Ramzi Zeidan por corrupção e lavagem de dinheiro

O ex-prefeito, o vereador e o ex-procurador foram denunciados pelos crimes de corrupção ativa e passiva, peculato e lavagem de dinheiro pelo Ministério Público Federal em investigação sobre a Santa Casa
Ramzi Zeidan, Ico Charopen e Enrique Civeira

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o vereador Enrique Civeira (PDT), o ex-prefeito Ico Charopen (PDT) e o ex-procurador-geral do município, Ramzi Zeidan, por vantagens ilícitas mediante a prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, peculato e lavagem de dinheiro. A denúncia se deu depois do inquérito da Polícia Federal, através da Operação Sem Misericórdia, que apurou o desvio de dinheiro do hospital Santa Casa de Misericórdia, em 2019, quando o Instituto Salva Saúde administrou a instituição. Segundo a denúncia, houve um total de R$ 3.726.878,21 de danos aos cofres do hospital.

Ramzi Zeidan

Na época da assinatura do contrato, o procurador da República, Rodrigo Graef recomendou ao prefeito que não realizasse a terceirização da gestão do hospital horas antes da formalização. Contrariando a recomendação, o prefeito e o então secretário de Saúde, Enrique Civeira, assinaram o documento em um evento na paróquia do hospital.
Quase um ano após a saída do Salva Saúde, a operação Sem Misericórdia revelou que o cenário da organização criminosa funcionava a partir do conluio com agentes públicos, que orquestrou contratação fraudada, a partir da qual verbas públicas foram desviadas em proveito próprio, especialmente do líder da organização, o médico Jan Christoph Lima da Silva, do ex-prefeito Ico, do então secretário Enrique Civeira e do ex-procurador Ramzi Zeidan.

COMO FUNCIONAVA

Segundo a denúncia do MPF, a organização subsistia basicamente para dar vazão aos recursos incorporados pelo Instituto Salva Saúde, implementando-se, a partir daí, uma sistemática de escoamento de valores que se reverteram em benefício de todos os integrantes da organização criminosa. Saques de dinheiro e reuniões de Civeira, Ico e Jan aconteciam no mesmo dia. Em diálogos entre o então secretário da Saúde e o médico responsável pela Santa Casa, que delineiam a investigação feita pela Polícia Federal, mostram o que aconteceu durante os cerca de 25 encontros que foram realizados.

Ico Charopen

Para o MPF, durante os encontros se observa a potencialidade de um cenário de pagamento de propina. “Apesar das diversas menções a tratativas sobre “contratos”, em nenhuma oportunidade houve a especificação do objeto dos supostos documentos. As referências genéricas e evasivas, acompanhadas da marcação de encontros e indicativos de que seria “melhor falar pessoalmente”, indicam que os ditos documentos e contratos eram um tipo de código mantido pelos investigados para a entrega de dinheiro. Não por acaso, em algumas passagens esses encontros coincidiam com saques de grandes quantias de dinheiro por Jan”, diz a denúncia.

CONTRAPONTO

Enrique Civeira

Procurado, o ex-prefeito Ico Charopen (PDT) não atendeu às ligações. O médico Jan Cristoph Lima da Silva não foi encontrado. A defesa do vereador Enrique Civeira e do ex-procurador Ramzi Zeidan afirmou que ambos não praticaram nenhum ilícito e que vai apresentar provas para comprovar a inocência dos clientes.

Inicia nueva campaña de vacunación contra el COVID-19

La inmunización será con la vacuna de Pfizer y tendrá como objetivo a los grupos de riesgo El Ministerio de salud Pública (MSP) comenzará el lunes 13 de enero una nueva instancia de vacunación contra el SARS-CoV-2, virus causante de la enfermedad covid-19, que desatara una pandemia en el comienzo de la corriente década. El fármaco utilizado será el Comirnaty

Hombre de 47 años de edad es buscado en Rivera

Las autoridades policiales una vez más solicitan la colaboración de la población en general, en esta oportunidad para poder dar con el paradero de un hombre de 47 años que desde principio de año falta de su hogar. Según información periodística que posee A Plateia en español, la persona buscada es, Luis Antonio Miranda Fleitas, quien falta de su casa