🔴 Os mercados futuros em baixa às 6h00 em Brasília: S&P500 -0.25%, Dow Jones -0.12%, Nasdaq -0.47%. Já a Europa opera em alta +0.51% (STOXX 600).
🔴 NETFLIX: As ações da Netflix caíram mais de 25% no after market depois de relatar uma perda de 200 mil assinantes no primeiro trimestre. A notícia levou as ações das empresas de streaming Disney, Roku, Warner Bros. Discovery e Paramount a cair também.
🔴 JUROS AMERICANOS: o rendimento do Tesouro de 10 anos está acima de 2,94%, seu nível mais alto desde dezembro de 2018.
🔴 PETRÓLEO: Os preços do petróleo caíram cerca de 5% depois que o Fundo Monetário Internacional cortou suas previsões de crescimento econômico e alertou para os riscos de inflação mais alta.
⚠️ UCRANIA & RUSSIA: Os mercados europeus continuam focados na guerra na Ucrânia. O conflito entrou em uma segunda fase em que grandes batalhas começaram no leste do país.
🔴 XP Política – Monitor Setorial – Piso da Enfermagem deve ser votado no dia 4 da maio. Ainda sob incertezas quanto à fonte de custeio, o projeto de lei do piso salarial da Enfermagem (PL n° 2.564/2020) poderá ser votado pelo Plenário da Câmara no próximo dia 4 de maio.Bolsas mistas nesta quarta-feira. O EuroStoxx sobe 1,7%, enquanto o futuro do S&P está no zero a zero e o do Nasdaq100 cai 0,1%. Na Ásia, o Nikkei avançou 0,9% e o Hang Seng caiu 0,4%. O VIX cai 0,6 ponto para 20,8 pontos. Nas moedas, o DXY cede 0,6% para 100,4. As moedas de emergentes apreciam contra o dólar. Nas commodities, o preço do petróleo sobe 0,8% a USD 108,1/bbl, os futuros curtos do minério de ferro avançam 0,6% para 151,6 dólares por tonelada e os grãos operam em queda. As taxas das treasuries fecham entre 4 bps e 7 bps.
Enquanto as expectativas apontavam para um afrouxamento monetário que fizesse frente à desaceleração da atividade econômica chinesa, o PBoC anunciou a manutenção das taxas de referência para empréstimos de 1 e 5 anos. Também pela perspectiva de menor crescimento, as bolsas chinesas fecharam em queda nesta madrugada.
Após o PPI alemão quase romper o teto das expectativas e registrar avanço de 4,9% m/m em março, Martin Kazaks, do Banco Central Europeu, reafirmou que o aumento da taxa de juros na região deve ocorrer até julho e que o programa de recompra de ativos deve terminar no terceiro trimestre. O Euro se fortalece em conjunto com as moedas de países desenvolvidos, em dia de dólar fraco.
O petróleo do tipo Brent afundou 5,2% ontem, depois de o FMI revisar sua perspectiva de crescimento mundial para este ano em -0,8 pp. para 3,6%. A instituição credita sua revisão baixista à guerra na Ucrânia e aos impactos da política de ‘tolerância zero’ nos casos de covid-19 na China. Nesta manhã, os preços do Brent e do WTI sobem menos de 1%.
Para o Brasil, o FMI agora antevê crescimento de 0,8% para o PIB em 2022 e de 1,4% em 2023 (antes 0,3% e 1,6%, respectivamente). O IPCA, segundo a entidade, encerrará este ano em 8,2% e em 5,1% no ano que vem, consideravelmente acima das projeções do mercado (7,6% e 4,0%, segundo sondagem da XP).
No noticiário, o governo cogita juntar o reajuste de 5% dos servidores a partir de julho com o aumento de BRL 400 no vale-refeição de todos os servidores. Para viabilizar a primeira medida, seria necessário cortar BRL 6 bi em outras despesas, enquanto a segunda já conta com reserva de BRL 1,7 bi no Orçamento (http://glo.bo/3EzgaJM).
Os servidores do BC interrompem greve por duas semanas e aguardam contraproposta mais vantajosa do presidente Roberto Campos Neto. Até o dia 2 de maio, a categoria adotará operação-padrão, promovendo paralisações diárias das 14h às 18h. Ainda não há data para a divulgação dos dados econômicos atrasados (https://bit.ly/3rAArta).
Se o governo conceder aumento de 5% aos servidores públicos do Executivo, juízes devem recorrer e pedir o mesmo reajuste ao Supremo (https://bit.ly/36vfWXj).
Curtas: O ministro Vital do Rego deve pedir vista no processo de privatização da Eletrobras marcado para hoje (https://bit.ly/3rEbpcu). Piso da Enfermagem deve ser votado no dia 4 de maio; formas de o custeio da medida segue em aberto (https://bit.ly/3rEbpcu).
Agenda BCB: Roberto Campos Neto participa de evento do G20 às 10:00 em Washington. Fernanda Guardado participa de painéis com instituições financeiras em Washington às 9:30, 14:00, 16:30 e 18:00, todos fechados à imprensa.
Agenda: Na China, as taxas de referência para empréstimos de 1 e 5 anos se mantiveram inalteradas em 3,70% e 4,60%, respectivamente. Na Alemanha, o PPI de março avançou 4,9% m/m (exp. 2,7%) e acelera para 30,9% a/a. Na Zona do Euro, a produção industrial de fevereiro avançou 0,7% m/m, em linha com as expectativas.
Na EUA, às 11:00 teremos a divulgação das vendas de casas existentes de março (exp. -4,1% m/m) e do livro bege do Fed às 15:00.
Frase do dia na Bloomberg: “The only valid rule about the proper length of a statement is that it achieve its purpose effectively.” — Laurence J Peter
Bons negócios!
XP Macro Strategy