sáb, 23 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Bandidos rendem família na porta da residência e causam terror na Fronteira

Três pessoas foram presas e uma morreu em confronto com a Brigada Militar

A semana foi marcada por uma ação que mobilizou forças policiais santanenses e chocou a comunidade da Fronteira. Por volta das 19h da última terça (12), três homens renderam uma família que chegava em sua residência na rua Celso dos Santos Farias, no bairro Jardim Europa. Um quarto indivíduo aguardava os comparsas em uma caminhonete Hyundai Tucson, de cor prata. Armados com duas pistolas 9mm, uma espingarda calibre 12 e munições, os bandidos invadiram a casa, amarraram as vítimas com lacres de plástico e deram início ao que veio a ser uma tentativa frustrada de roubo.
O insucesso da ação dos quatro indivíduos ocorreu porque a Brigada Militar foi acionada por vizinhos que haviam notado uma movimentação atípica na residência, após a camionete Tucson sair em disparada em direção a avenida Daltro Filho. Poucos instantes após o início de uma noite de terror para o casal e seus dois filhos, as guarnições em serviço da BM chegaram ao local. Neste momento, policiais militares adentraram à residência e foram recebidos a tiros pelos bandidos. Dois deles, ao notarem a presença massiva da Brigada, tentaram fugir pulando o muro que separa os fundos da residência de um terreno baldio. Após cair de uma altura de mais de 4 metros, a dupla efetuou novos disparos em direção aos brigadianos, que revidaram. Os dois homens caíram no chão e foram rendidos pelos policiais.
Durante a ação no terreno vizinho, duas viaturas da BM, mais policiais à paisana, participaram da operação, incluindo o alto comando do 2º Regimento de Polícia Montada (RPMon). No interior da residência, o terceiro assaltante foi detido pela Brigada. Ao mesmo tempo, a família foi retirada em segurança do local, ainda em estado de choque. Mais viaturas chegaram ao local e uma das guarnições solicitou a presença do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros Militar para a retirada de um dos bandidos do local da queda, que ficou preso a uma estrutura de ferro, entre os galhos de árvores.
Naquele instante, as informações ainda eram preliminares. Populares aguardavam apreensivos o andamento da ação, especialmente após uma intensa troca de tiros que irromperam na noite tranquila, até então. Ao mesmo tempo, guarnições da Força Tática encontraram a caminhonete abandonada pelo fugitivo próxima à Vila Militar. Ele seguiu a pé por uma região de mata. Os três homens foram presos pela Brigada Militar, sendo que dois precisaram ser transferidos para a Santa Casa de Misericórdia, apresentando ferimentos após confronto com a Polícia. Um deles, Bryan Ariel da Silva Pires, natural de Sant’Ana do Livramento, morreu minutos depois de dar entrada no hospital.

MENOS DE 24H DEPOIS, POLÍCIA CIVIL E BM PRENDEM QUARTO ENVOLVIDO

Após a ação efetiva da Brigada Militar, que impediu a ação dos assaltantes, foi dado início a uma verdadeira força-tarefa que incluiu setores de inteligência da BM e as equipes de investigação da Polícia Civil, que ficou responsável pelo registro da ocorrência. Ainda na noite de terça (12), o comandante do 2º RPMon, tenente-coronel Zinga, exaltou o trabalho de seu efetivo em entrevista exclusiva ao programa Resenha Livre. “Nossas equipes trabalham 24h por dia para isso, dar segurança à população. Nós tivemos êxito nessa ocorrência, sem nenhum policial ou vítimas feridos e é isso o que nós queremos, atuarmos no momento exato e na hora certa”, comentou.
Menos de 24h após o ocorrido, no fim da tarde da quarta-feira (13), agentes da Polícia Civil, com apoio da Força Tática e do Canil da BM, localizaram e prenderam o quarto assaltante, que atuou como motorista do grupo. Isso ocorreu após duas mulheres, que seriam esposas de dois dos presos, se dirigirem até a Santa Casa em busca de informações. Investigadores da Civil identificaram um carro, um Citröen C4 de cor preta com placas da cidade de Gaspar, Santa Catarina, aguardando as mulheres na rua Uruguai, próximo ao hospital. Após abordagem, o homem de 40 anos, de iniciais F. M, foi preso em flagrante. As duas mulheres, mais um casal que acompanhava o fugitivo em uma moto foram detidos. Minutos mais tarde, um Chevrolet Corsa cinza com placas de Sant’Ana do Livramento foi encontrado na rua Pedro Callero, no centro da cidade. No seu interior, foram localizados diversos itens usados pelos bandidos, como drogas, dinheiro em espécie e até um rádio comunicador, usado para interceptar a comunicação da Brigada Militar.
A delegada titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil, Giovana Muller, deu detalhes sobre as ações que, com o apoio da Brigada Militar, garantiu o sucesso da operação. “Graças a esse trabalho atento dos agentes da Polícia Civil com apoio da Brigada Militar nas oitivas dos envolvidos e de testemunhas, conseguimos efetuar a prisão deste indivíduo. Nós trabalhamos com a hipótese de que o objetivo do assalto seria ‘fazer caixa’ para uma facção, que atua tanto na capital quanto no interior do estado e tudo leva a crer que os indivíduos chegaram à cidade no domingo (10) para praticar o delito”, destacou. A partir de agora, as investigações continuarão e cada envolvido será indiciado pelos crimes praticados, de acordo com sua participação.
No total, o trabalho realizado pelas forças policiais nesta semana, em Sant’Ana do Livramento, resultou em três prisões e um morto, além de quatro pessoas envolvidas no crime detidas e apreensões, que incluem três carros, duas pistolas 9mm de fabricação argentina, 68 cartuchos, cinco carregadores, uma espingarda calibre 12 municiada, drogas, celulares, documentos falsos, um binóculo e um rádio transmissor. A família, vítima da ação dos bandidos, não se feriu e agora aguarda a continuidade das investigações.

Novembro Azul

Morador de Sant’Ana do Livramento participa de exposição fotográfica da Aapecan Uruguaiana