A Associação Comercial e Industrial de Livramento (ACIL) recebeu, nessa semana, o presidente da CGT Eletrosul, o general de Brigada da reserva Antônio Carlos Krieger, para uma reunião de apresentação à comunidade santanense do novo empreendimento que a empresa desenvolverá em Sant’Ana do Livramento a partir do segundo semestre de 2022, o Parque Eólico Coxilha Negra. O evento contou com a participação de autoridades civis, militares e de empresários locais, que acompanharam a apresentação da empresa e os detalhes sobre projeto que contará com um investimento de R$ 2,1 bilhões e resultará na ampliação do setor de energias renováveis na região, a partir da instalação de 72 novos aerogeradores com 4,2 MW de potência cada, que irão gerar uma energia de 302,4 MW, equivalente ao consumo de uma região com 1,7 milhão de habitantes.
Krieger apresentou os números alcançados no mercado e destacou que o bom momento econômico vivido pela CGT Eletrosul possibilitou um investimento mais robusto na ampliação do Complexo de geração de energia eólica na região. “Nossa expectativa é de firmar Sant’Ana do Livramento como referência internacional na geração de energia eólica. Isso trará inúmeros benefícios ao município através da geração de empregos e receita por meio de ICMS. Queremos que nossos investidores e futuros parceiros da região sintam a confiança de que a empresa tem condições de realizar investimentos como esse, não só aqui, mas nos outros estados onde atuamos”, disse o presidente.
Além dele, o Assistente Executivo do Diretor de Engenharia da CGT Eletrosul e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto do Parque Eólico Coxilha Negra, o engenheiro de produção Kleber Costa Correa, deu detalhes sobre o empreendimento. “Estamos na fase final do cronograma pré-implementação. Tivemos o aceno positivo com relação a todas as licenças ambientais necessárias junto ao IBAMA e obtivemos no mês de fevereiro a outorga da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o que significa que cumprimos todos os requisitos que permitirão que iniciemos as obras dentro do prazo estipulado”, explicou. Quanto às obras, Kleber demonstrou modelos dos aerogeradores que serão instalados há uma distância de 25 km ao sul do Parque Eólico Cerro Chato, além da tecnologia que será usada para transmitir os mais de 300 MW de potência geradora. “Os equipamentos que serão instalados nesse Parque são consideravelmente mais modernos que os existentes atualmente no Cerro Chato. Para citar um exemplo, um gerador do Parque Coxilha Negra terá capacidade de gerar mais de 50% de energia que um equipamento do atual Parque”, salientou.
O presidente da ACIL, Roberto Fervenza, destacou o momento promissor economicamente para Livramento. “Nós, da ACIL, estaremos sempre de portas abertas para apoiar no que for necessário usando uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de uma cidade: o diálogo”. Assim como Fervenza, a prefeita Ana Tarouco (União) demonstrou otimismo com o projeto. “Essa iniciativa vem se juntar a um movimento de soma de esforços que visam desenvolver economicamente o município, algo que vem sendo planejado há muito tempo. Por isso, destacamos a parcela de contribuição de cada santanense que colaborou e continua auxiliando para o crescimento de nossa cidade”, finalizou.
TCE-RS e Secretaria de Reconstrução do Rio Grande do Sul analisam projetos de concessão
Nesta terça-feira (14), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) recebeu a visita do Secretário de Reconstrução do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi, na sede do Tribunal. O encontro teve como objetivo apresentar os projetos de concessão do Estado. Entre os temas observados pelo Governo Estadual, três estiveram em discussão. A resolução 1.157/2022 do TCE-RS estabelece que, sejam analisados