qui, 21 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Terras santanenses são destaques nos canais franceses

Jornalistas gravaram nessa semana em Sant’Ana do Livramento

A produção de vinho de um francês chamou a atenção de duas jornalistas francesas que estão residindo no Brasil desde 2018. Fanny Lothaire e Perrine Juan, fazem coberturas e reportagens para os canais France2, France24 e TV5 Monde desde que vieram morar no Rio de Janeiro. A história de Gaspar Desurmont, que vive na região da Vigia em sua pequena propriedade autossustentável, produzindo vinho, queijos e presuntos, trouxe as duas francesas para Sant’Ana do Livramento.
Para Fanny, a paixão pelo Brasil a fez ficar mais tempo por aqui, contando histórias de franceses que aqui fizeram sua morada. A propriedade de Gaspar é a mistura perfeita de Brasil e França, segundo a jornalista. “Primeira vez na minha vida que vejo isso, num lugar só. Aqui parece muito a minha terra de infância, o País Basco. As árvores, as ovelhas, o vinho, é tudo da minha terra, só que no Brasil. E esse casamento perfeito é o Gaspar que está fazendo há alguns anos com a sua esposa. Aqui a gente pode beber vinho, comer queijo, presunto, coisas da França, só que cem por cento gaúcho”, relatou Fanny, enfatizando sua paixão pelo local e pela história de Gaspar.
Perrine Juan, responsável por encontrar o francês que vive na fronteira, reforçou que a história de Gaspar era merecia destaque nos canais franceses. “Quando eu achei o Gaspar, achei que era a história perfeita para contar para o nosso canal, a maneira dele fazer vinho aqui é realmente incrível, com esse jeito gaúcho e também com o jeito francês de fazer vinho”, destacou Perrine.
Conforme Gaspar, que veio morar no Brasil no ano de 2013 em busca de um projeto de vida em torno da vitivinicultura e da pequena propriedade autossustentável, o desafio tem sido grande, mas tem dado resultado. “Quando cheguei aqui, só havia cinco plátanos e uma tapera e hoje tem o vinhedo, as oliveiras, um rebanho de ovelha de leite. Estamos realizando um sonho aqui, um desejo de produzir produtos de qualidade, de maneira honesta e autêntica”, enfatizou Gaspar, que pretende construir uma vinícola na região da Vigia, com seu vinho e de outros pequenos produtores locais. Além dos vinhos, o francês também é responsável, juntamente com sua esposa, Graciela, pela produção de queijo de ovelhas e pelo resgate de uma raça de porcos pouco conhecida, denominada Moura, que produzem presunto.
Perrine e Fanny, retornaram ao Rio de Janeiro na noite de sexta-feira, mas pretendem voltar à fronteira assim que possível para dar mais destaque à produção de vinhos de Gaspar.

Brigada Militar prende homem acusado de furtar televisor em hotel de Livramento

Um homem, natural de Alegrete, com extensa ficha criminal, foi preso na manhã desta quinta-feira (21) pela Brigada Militar, na Rua dos Andradas, por furtar um aparelho televisor de um hotel localizado na Rua Manduca Rodrigues. As câmeras de segurança do hotel acabaram registrando toda a ação do criminoso que entrou no local por volta das 6 h e praticou