qui, 13 de março de 2025

Variedades Digital | 08 e 09.03.25

A informação e a desinformação

Imagem de uma explosão em Kiev, capital da Ucrânia - Foto: Reprodução/CNN

Pois é, a internet, a globalização e a proliferação de vídeos nas mídias sociais, muitas vezes nos causam mais confusão do que nos informam.

Há alguns anos, o que era publicado em um jornal estava dito, era a verdade, as pessoas repassavam e discutiam na roda de amigos aquela informação como uma verdade incontestável. O repórter procurava relatar os eventos da maneira mais fiel possível, sem deixar sua opinião, seu ponto de vista interferir no relato. Saudosismo? Pode ser. Mudança de valores? Também.

Hoje, não. Com a facilidade da publicação nas mídias, surgem especialistas de todos os lados, desde médicos que nunca foram médicos ou especialistas até jornalistas (ou repórteres) que faltaram a todas as aulas de Português e Ética. E nós, o leitor, que separe o joio do trigo. Os mais crédulos, ou pouco esclarecidos, engolem com a maior facilidade o que ouvem, e saem a replicar as fake-news, mas os esclarecidos, com uma visão mais ampla, ou até mesmo por serem mais desconfiados vão em busca da veracidade do que leram ou ouviram e muitas vezes o que conseguem é fazer subir a sua pressão arterial com a indignação ao se depararem com textos publicados até mesmo por veículos renomados, que um dia já foram referência, que no final era mentira ou uma verdade distorcida. Basta ver as disparidades nas informações sobre a guerra da Ucrânia x Rússia.

Como tudo, tem o seu lado positivo, muitas personalidades, principalmente na área da política acabam sendo desmascaradas e expostas abrindo os olhos dos eleitores.
Quer dizer, tem uns que nem vendo não acreditam!

Casal furta celular em estabelecimento comercial de Livramento

Na última terça-feira (11), um furto foi registrado em um estabelecimento comercial localizado na Rua dos Andradas, esquina com a Rua Marques Pavão, em Santana do Livramento. De acordo com informações da Brigada Militar, um casal entrou no comércio fingindo ser cliente e, aproveitando-se da movimentação no local, o homem furtou um celular que estava sobre o balcão. O proprietário

Praça é revitalizada no Bairro Parque do Sol

A comunidade do Bairro Parque do Sol, em Sant’Ana do Livramento, comemorou na última terça-feira (11) a reinauguração da praça pública local, após um processo de revitalização promovido pela Prefeitura Municipal. A cerimônia de reinauguração ocorreu às 19h e contou com a presença da prefeita Ana Tarouco, além de secretários municipais, moradores e crianças do bairro, que celebraram a entrega

Por Deputado Federal Zucco: Nota à imprensa

A oposição vem a público manifestar sua profunda preocupação com a celeridade incomum do Supremo Tribunal Federal no julgamento do presidente Jair Bolsonaro. É um processo que todos já sabem o resultado. E ninguém mais procura esconder a vontade condenatória para eliminar da vida pública a maior liderança política da direita nacional, que derrotaria Lula nas urnas em 2026, conforme