seg, 13 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Bastidores – Novos ônibus

O prefeito em exercício Evandro Gutebier e o líder do governo na Câmara, vereador Maurício “Galo” Del Fabro, estiveram reunidos na quinta-feira, 10, com o gerente regional da Viação Ouro e Prata, José Batista, e ouviram dele a confirmação de que a empresa renovará 15 % de sua frota do Estado, incluindo a linha Livramento – PoA. Galo informou, após o encontro, que a linha entre a fronteira e a capital do Estado receberá novos ônibus, “com poltronas ergonômicas, materiais customizados, design inédito e eficiência de faróis, o que vai oferecer maior segurança”. Outro diferencial, segundo ele, será o sistema de renovação e higienização do ar, dentro do conceito de biossegurança, estrutura da cabine e melhoria de 11% da aerodinâmica, resultando também em maior econômia.

Felipe já saiu

O vereador Felipe Torres já está independente e deve definir nos próximos dias o partido ao qual vai se filiar. Nesta semana, formalizou sua desfiliação do União Brasil, agremiação criada com a fusão de seu ex-partido, o DEMOCRATAS, com o PSL. Assim como a prefeita Ana Tarouco, a migração foi automática para o novo partido, mas Felipe pretende seguir um outro caminho. Os partidos PROGRESSISTAS e PSC são opções para o vereador.

Sem urgência

O vereador Felipe Torres terá tempo para pensar e decidir com tranquilidade seu futuro – e vem usando esse tempo, analisando cuidadosamente o cenário político, em conjunto com sua equipe de trabalho. Um parecer do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos, o IGAM, solicitado pela direção da Câmara de Vereadores, interpreta que “não há, precipuamente, prazo para haver nova filiação”. Apesar disso, sem filiação, o vereador fica impedido de participar das comissões no Legislativo, cujas composições respeitam proporcionalmente o tamanho das bancadas partidárias na Câmara.

Santa Casa ganha mais R$ 200 mil

O ex-vereador Germano Camacho, agora assumidamente ligado ao PODEMOS, recebeu correspondência do senador Lasier Martins, do mesmo partido, informando a liberação de uma verba de R$ 200 mil para o hospital Santa Casa de Misericórdia. O recurso atende pedido encaminhado por Germano em conjunto com os vereadores Lídio “Melado” Mendes e Thomaz Guilherme, ambos do PTB. Segundo o Senador, o recurso se destina ao custeio da saúde de Média e Alta Complexidade. A Secretaria Municipal de Saúde agora precisa encaminhar projeto para receber a verba.

RG nacional

A carteira de identidade emitida no Rio Grande do Sul continuará a mesma pelo menos até o segundo semestre deste ano. O IGP tem prazo até marco de 2023 para fazer as adaptações necessárias para implantar o novo modelo, lançado pelo governo federal no mês passado. Um cronograma para implantação no Rio Grande do Sul está sendo desenvolvido e será divulgado oportunamente. Mesmo assim, a carteira atual segue válida pelos próximos dez anos. Não é necessário trocar agora.