qua, 15 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Pais, alunos e professores se manifestam pedindo transporte escolar em escolas rurais

Entre os questionamentos está a condução dos professores até o interior
(Foto: Caco Argemi / CPERS )

A sexta-feira (04) foi marcada por manifestações de pais, alunos e professores de escolas estaduais de Sant’Ana do Livramento. Na pauta de reivindicações estava, mais uma vez, o transporte escolar rural que ainda não está funcionando para os alunos que estudam no interior do município. Tudo começou com uma audiência pública que foi realizada na Câmara de Vereadores da cidade. Depois, as pessoas que estavam no plenário João Goulart foram até a 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), onde protestaram para que inicie o transporte dos professores.
Logo em seguida, foram para frente da Prefeitura questionar o Executivo sobre os motivos que levaram a não-continuidade do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate), entre Estado e Município. Em outras entrevistas, representantes da Prefeitura já haviam afirmado que o Programa era deficitário para o município e que não iriam renovar, retornando a responsabilidade ao Governo do Estado. Embora não seja mais sua atribuição, nessa sexta, a prefeita Ana Tarouco (DEM) se mostrou solícita sobre as reivindicações e disse que se somaria a eles para encontrar uma alternativa junto à Secretaria de Educação do Estado.
Para a ex-diretora da escola do interior Cláudio Moreira e mãe de aluno, Paula Bougleux, é mais um descaso com a educação. “As pessoas responsáveis por esse momento de falta de transporte não se fizeram presentes. O mais grave é o fato de que funcionários e professores não têm como acessar a escola”, explicou Paula destacando que antes era permitido que os trabalhadores fossem deslocados no mesmo veículo de transporte dos alunos.
Procurada, a coordenadora da 19ª CRE, Ana Alice Campagnaro, disse que não pôde se fazer presente na audiência, mas disse que a manifestação é legítima. “Porém, enquanto coordenadoria, não podemos nos posicionar de outra forma que não a de cumprimento da legislação, ou seja, não podemos ir contra a lei e transportar professores e funcionários junto com alunos”, afirmou. Questionada, a coordenadora disse que a previsão da Secretaria Estadual de Educação é de que o transporte escolar esteja funcionando em até 20 dias.

(Foto: Caco Argemi / CPERS )

TCE-RS e Secretaria de Reconstrução do Rio Grande do Sul analisam projetos de concessão

Nesta terça-feira (14), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) recebeu a visita do Secretário de Reconstrução do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi, na sede do Tribunal. O encontro teve como objetivo apresentar os projetos de concessão do Estado. Entre os temas observados pelo Governo Estadual, três estiveram em discussão. A resolução 1.157/2022 do TCE-RS estabelece que, sejam analisados