A Direção da Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento anunciou, em uma nota de esclarecimento nessa sexta-feira (25), que a partir do dia 28 de fevereiro, o Ministério da Saúde não autorizará mais a continuidade da UTI Covid, no hospital. Com isso, os pacientes da cidade que precisarem de atendimento intensivo entrarão na regulação para garantir um leito em outro município.
A diretora do hospital classificou como triste o anúncio. “É muito triste, sofro de uma indignação profunda, pois contestei, briguei em todas as instâncias possíveis junto com colegas que tem a mesma função que eu, de muita responsabilidade e cobrança, mas não temos condições de mover ou ter ingerência para fazer diferente”, afirmou Leda Marisa.
Atualmente, a UTI Covid atende quatro pacientes que poderão ser transferidos, após o dia 1º, caso ainda precisem de atendimento em isolamento e não tenha na Santa Casa de Livramento. Hoje, a UTI tipo II, para as demais enfermidades só pode atender pacientes Covid em salas de isolamento; no hospital existem apenas dois leitos nessa situação.
Acidente com mortes
Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22), no Km 136 da BR-293, em Candiota, ocorreu um acidente envolvendo uma carreta, um caminhão e uma viatura da PRF. Conforme levantamento preliminar, a carreta, que transitava no sentido Pelotas – Bagé, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com a viatura Ranger da PRF e com um caminhão, que deslocavam no sentido