qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Cabanha santanense conquista 4º melhor cavalo na prova Mancha Crioula

A Cabanha Santanense Meu Sossego dos criadores Matheos Zorzella e Marcelo Pacheco, conquistou a premiação de 4º melhor Cavalo Adulto na 10ª edição do Mancha Crioula realizado no dia 12 de fevereiro. O evento que ocorreu no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), contou a participação de 101 exemplares onde o cavalo “Jogo Rápido do Mako” da cabanha Meu Sossego foi apresentado em pista pelo ginete Mauricio Marques Alves.

O evento organizado pela Trajano Silva Remates reúne exemplares da raça Crioula de pelagens tobiana, oveira e bragada, voltou com grande força depois de um ano ausente do calendário devido à pandemia causada pela Covid-19.

Cada vez mais os animais de pelagens manchadas (tobianas, oveiras e bragadas) caem no gosto dos criadores da raça Crioula que vem se dedicando à seleção com mais rigor. Com isso, os exemplares ganham valorização no mercado. A avaliação é do criador Álvaro Dumoncel, que será o responsável pelo julgamento deste ano do Mancha Crioula, evento organizado pela Trajano Silva Remates e que ocorre de 10 a 12 de fevereiro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Conforme o jurado, os exemplares de pelagens manchadas vieram para embelezar cada vez mais a raça, ganhando uma seleção mais pontual. Dumoncel lembra também que há um grande percentual de adeptos a estes animais, o que comercialmente é muito importante. “O cavalo manchado tem uma liquidez até maior que outras pelagens e com uma valorização muito grande. É uma seleção que veio para ficar e cada vez mais para crescer”, destaca.

Para o especialista, o Mancha Crioula é uma exposição muito bonita e muito bem organizada, com grande sucesso em todas as suas edições. Além disso, Dumoncel se diz honrado pelo convite de ser o avaliador desta edição da exposição. “É uma honra julgar estes animais, que devem entrar em pista com alta competitividade e alto padrão”, comenta.

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025

📌 Café do Instituto Unimed/RS

Participe do Café do Instituto Unimed/RS. O evento contará com Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da UFF. Colaborador para análises geopolíticas na CNN, Globo, Record e outros. Não perca! 📆 Dia: 24 de abril. ⏰ Horário: 19h. 📍 Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre. 🔗 Formato: presencial 📧 Inscrição via link: