Bolsas em queda nesta quinta-feira. O EuroStoxx opera estável, os futuros do S&P 500 e do Nasdaq100 recuam 0,5% e 0,6%, respectivamente. Na Ásia, as bolsas fecharam sem direção, com o Hang Seng subindo 0,3% e o Nikkei recuando 0,8%. O VIX sobe 1,6 ponto para 25,9 pontos. Nas moedas, o DXY avança 0,2% para 95,9. As moedas de emergentes operam em queda contra o dólar. Nas commodities, o preço do petróleo cai 2,3% para USD 92,7/bbl, os futuros curtos do minério de ferro derretem 7,1% para 130,2 dólares por tonelada e os grãos operam em alta. As treasuries curtas fecham cerca de 4bps e as longas, de 2 a 3 bps.
A crise na fronteira da Ucrânia volta ao radar. Os EUA negaram a versão russa de que parte das tropas foram retiradas da fronteira da Ucrânia, principalmente da Crimeia, e acusam Putin de ter enviado mais 7 mil combatentes. As autoridades russas negam as acusações e se dizem dispostas ao diálogo. Hoje, líderes europeus se reunirão em Bruxelas para discutir a crise.
A ata do Fed foi divulgada ontem e interpretada como dovish pelo mercado. Caíram, por ora, as apostas para um aumento de 0,5 pp. na taxa de juros americana na próxima reunião. Às 13hs, o diretor do Fed, James Bullard, volta a falar. Ultimamente, ele tem adotado um discurso mais duro contra a inflação e defendido aceleração na subida da taxa de juros pelo comitê de política monetária americano.
Na China, pressões domésticas para o controle do preço do Minério de Ferro empurram o preço da commodity para a casa dos US$130/tonelada.
Temporada de resultados: No S&P, 401 de 500 empresas reportaram resultados do 4º trimestre, 77% delas acima do esperado, com surpresa agregada de 6%. Na Nasdaq, 1015 de 3168 empresas reportaram, 64% delas acima do esperado, com surpresa de 8%. No EuroStoxx 600, 246 de 449 empresas reportaram, 59% delas acima do esperado, com surpresa agregada de 9%. No Ibovespa, 21 de 88 empresas reportaram, 60% delas acima do esperado, com surpresa de 18%.
No Brasil, o Senado aprovou subsídio federal para gratuidade de idosos no transporte público. O texto fixa um teto de BRL 5 bi anuais para a transferência aos municípios e durará 3 anos. O custeio será feito com parte das receitas dos royalties do petróleo devidas à União.
As votações do PLP dos Combustíveis e do PL do programa de estabilização foram adiadas para a próxima semana. Durante a tarde, foi apresentada emenda para reduzir tributos federais sobre combustíveis sem compensação fiscal.
Guedes diz a empresários que governo apresentará programa de crédito na ordem de BRL 100 bi na semana que vem, destinado a pequenas e médias empresas. A ideia é a renovação do Pronampe e do Peac por meio do reabastecimento do Fundo Garantidor de Operações (FGO) e do Fundo Garantidor de Investimentos (FGI). Antes, a devolução dos recursos desses fundos foi prevista para garantir a redução da dívida pública, mas garantirá essas novas operações. Além disso, medidas de microcrédito serão anunciadas pela Caixa (https://bit.ly/3GXYy9Y e https://bit.ly/3gUE8Ei).
Agenda BCB: Presidente e diretores não possuem agenda com o mercado.
Agenda: Nos EUA, o Departamento de Comércio divulga os dados de construção de moradias iniciadas e de permissão para novas obras às 10:30. No mesmo horário, serão divulgados os dados semanais de pedidos de seguro desemprego.
Frase do dia na Bloomberg: “Real poetry, is to lead a beautiful life. To live poetry is better than to write it.” — Matsuo Chuemon Munefusa.
Bons negócios!
XP Macro Strategy