Próximo de completar 200 anos de fundação, em 2023, Sant’Ana do Livramento finalmente terá um pedido antigo atendido: a criação de um pórtico de entrada da cidade, valorizando o município que é um dos mais importantes da Fronteira Oeste e do Estado. Com financiamento 100% privado, o projeto capitaneado pela Associação e Sindicato Rural em parceria com a Cooperativa Sicredi, prevê a criação de um pórtico que evidencie o título de Capital Nacional da Ovinocultura, conquistado em 2018 por meio de um projeto de lei federal.
O governo municipal acenou positivamente para a realização do projeto ficando a cargo da articulação junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para o estudo de viabilidade e melhor localização para construção da estrutura.
Para o presidente do Sindicato Rural, Luiz Carlos D’Auria Nunes, esta será uma oportunidade de a entidade cumprir com seu papel social e melhoria do município, dando um destaque para o setor primário que contribui significativamente para a economia local. Segundo ele, os visitantes terão uma oportunidade de eternizar o título de Capital Nacional da Ovelha. “Em dezembro de 2018 quando nós recebemos o título, construímos dentro do nosso parque um monumento em homenagem. Mas foi durante o período da pandemia, quando nós emprestamos nossas dependências para a vacinação do covid-19, que nos causou surpresa o interesse de grande parte do público, pois após a vacinação muitos paravam ali para tirar foto no monumento. A partir daí nós começamos a pensar em fazer algo para que os turistas, e para que a própria comunidade pudesse também se inteirar desse título de Capital Nacional da Ovelha. Elaboramos o projeto e apresentamos ao SICREDI que se mostrou um grande parceiro e então realizamos as primeiras reuniões com a prefeitura que ficou encarregada de articular a questão junto ao DNIT. Cabe salientar que todo o recurso será privado, sem a utilização de dinheiro público” comenta.
O gerente da agência Sicredi em Sant’Ana do Livramento, Eduardo Franco, destaca que este será o maior investimento já feito pela cooperativa nas cidades onde ela está inserida, sendo que o projeto valoriza ainda um dos principais setores da economia que é o agronegócio. “Nós fomos procurados pelo Sindicato Rural que nos apresentou o projeto e, após um estudo de viabilidade financeira, resolvemos ser parceiros. Acho muito importante esse tipo de parceria, pois nós, como cooperativa, diferente dos bancos temos essa visão de apoiar a economia local e incentivar a nossa comunidade nos projetos. E nós sabemos também o quanto Livramento depende do agronegócio. Além disso, pensando no fortalecimento da nossa marca, toda a vez que os turistas registrarem uma foto ali na Capital Nacional da Ovelha o Sicredi estará junto estreitando ainda mais esse vínculo com a comunidade”, disse.
A localização exata para colocação do pórtico deverá ser definida após estudos serem realizados pelo DINIT sobre questão estrutural e de trafegabilidade. “Esperamos que o pórtico esteja pronto e seja inaugurado até o mês de junho quando acontecerá a Fenovinos aqui no nosso município”, destacou o presidente do Sindicato Rural.
47º feira Ovinos de Verão acontece do 23 ao 26 de Janeiro em Livramento
No total serão 40 animais a galpão e 137 animais rústicos que irão participar dos julgamentos