O mês de janeiro foi marcado por ocorrências de furto e arrombamento registrados em Sant’Ana do Livramento, onde pode-se destacar o ocorrido no salão de beleza localizado na av Daltro Filho e na sede do Esporte Clube 14 de Julho.
O comandante do 2º Regimento de Polícia Montada (2º RP Mon), Antonio Felipe Zinga Junior, informou que, semanalmente, a Brigada Militar realiza avaliações dos delitos que ocorreram na semana anterior e que vem realizando ações periódicas com muita ostensividade.
“Nós temos, nesse momento, do primeiro de janeiro até agora, comparado com 2021, uma baixa nos arrombamentos e nos furtos qualificados. Uma baixa muito irrisória, não chega a 10%. Mas as pessoas precisam cuidar do seu patrimônio. A Brigada Militar não consegue ser onipresente, e estar em todos os bairros ao mesmo tempo”, explicou o comandante.
De acordo com Zinga, os principais alvos dos arrombamentos são lâmpadas, mangueiras, botijão de gás e itens pequenos, porque há uma receptação e serve de moeda de troca para o uso de drogas. “Temos que ter a noção de que a cidade está em férias, está vazia. As pessoas precisam pensar que se vão se afastar por 15 dias da sua casa, precisam avisar um vizinho ou parente próximo, deixar a chave. Qualquer movimento estranho que seja visto na residência do vizinho, deve-se acionar o 190 da BM”, destaca.
A respeito desse crime, considerado crime de delito leve, pequeno potencial, o comandante explica que “prendemos o meliante e por ser um crime de delito leve, pequeno potencial, logo ele está nas ruas de novo”.
“Pedimos a colaboração da população, não vamos conseguir zerar os números de uma hora para a outra, mas podemos reduzir esses índices”, conclui o comandante Zinga.
47º feira Ovinos de Verão acontece do 23 ao 26 de Janeiro em Livramento
No total serão 40 animais a galpão e 137 animais rústicos que irão participar dos julgamentos