Neste ano, o tema em destaque no Dia Internacional da Educação será “Mudando o rumo, transformando a educação”, tendo como foco, a inclusão social, digital e a participação ativa da comunidade escolar, famílias e educandos.
O Dia Internacional da Educação, 24 de janeiro, foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de exaltar a contribuição da educação para paz e para o desenvolvimento dos povos em todas as partes do mundo.
“A educação é um direito humano”. Considerado um dos direitos básicos do cidadão, o acesso à educação ainda não é realidade para 258 milhões de crianças e jovens que não frequentam a escola. A Informação da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) revela ainda que 616 milhões de crianças e adolescentes não sabem ler ou efetuar operações matemáticas, como somar e subtrair.
No Brasil, o relatório do Plano Nacional de Educação, referente ao ano de 2021, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aponta que houve melhora em 33 indicadores, se comparado ao documento anterior, em 2019.
Cerca de 94% da população de 4 a 5 anos está frequentando escola ou creche e 98% das crianças entre 6 e 14 anos estão matriculadas ou já concluíram o ensino fundamental. O conteúdo destaca que os maiores desafios são: aumentar o atendimento de 37% para 50% do público de 0 a 3 anos e avançar no percentual de jovens que cursam o ensino médio (atualmente em 77%).
No Senac EAD, existe um portfólio completo na área de educação a fim de preparar, atualizar e especializar professores que atuam em todas as etapas da educação (básico, fundamental, médio e superior).
Para os interessados em atuar nesse segmento, o Senac EAD tem cursos de licenciaturas: em Pedagogia, em Biologia, em Filosofia, em Física, em História, em Letras: Português e Inglês e em Matemática.