qui, 9 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.01.25

Decisão judicial obriga Câmara a receber veto da prefeita

Foto:Yuri Cardoso/AP

Uma decisão judicial expedida pelo juíz Gildo Menheghello, na tarde desta sexta-feira (14), determina que o Legislativo santanense receba o veto do Poder Executivo no que se refere às emendas apresentadas ao orçamento anual.

“Expeça-se, com URGÊNCIA, mandado de intimação de notificação da Autoridade Coatora para cumprimento da presente decisão nos devidos prazos regimentais da referida Casa Parlamentar e para que preste as informações que entender necessárias e cabíveis no prazo de 10 (dez) dias”, diz trecho da decisão.

Com a decisão, a discussão sobre a retirada de orçamento do lixo e da iluminação pública para maior repasse à Câmara de Vereadores segue em aberto e deverá ser objeto de nova sessão legislativa, ocasião onde os vereadores deverão decidir pela manutenção ou derrubada do veto, segundo a Prefeitura.

Segundo a prefeita Ana Tarouco (DEM), a Câmara de Vereadores alegou um erro procedimental do Executivo e se recusou a receber o veto à emenda do orçamento, buscando garantir o incremento do duodécimo a maior sem nova votação.

Em ação judicial impetrada pela Procuradoria Jurídica do Município, o Judiciário se manifestou pela inexistência de qualquer erro por parte do Município, pontuando que foi o Poder Legislativo que se utilizou de interpretação equivocada das Leis e Regimentos locais para suprimir a discussão sobre o veto.

“Dê-se ciência do mandado de segurança em tramitação ao representante judicial do Poder Legislativo local para que, querendo, ingresse no feito”, determinou o juiz.

A Reportagem entrou em contato com o presidente da Câmara, vereador Aquiles Pires (PT), mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.

Inicia nueva campaña de vacunación contra el COVID-19

La inmunización será con la vacuna de Pfizer y tendrá como objetivo a los grupos de riesgo El Ministerio de salud Pública (MSP) comenzará el lunes 13 de enero una nueva instancia de vacunación contra el SARS-CoV-2, virus causante de la enfermedad covid-19, que desatara una pandemia en el comienzo de la corriente década. El fármaco utilizado será el Comirnaty

Hombre de 47 años de edad es buscado en Rivera

Las autoridades policiales una vez más solicitan la colaboración de la población en general, en esta oportunidad para poder dar con el paradero de un hombre de 47 años que desde principio de año falta de su hogar. Según información periodística que posee A Plateia en español, la persona buscada es, Luis Antonio Miranda Fleitas, quien falta de su casa