Um jovem santanense foi vencedor da II edição do Concurso de Educação Fiscal do Estado, promovido pelo Grupo de Educação Fiscal (Gefe/RS). O resultado foi divulgado no último dia 22 de dezembro. Carlos Daniel Salmenton, de 13 anos, ficou em terceiro lugar entre os 40 discentes selecionados em todo estado. Sob orientação da professora de artes, Adélia Fernandes Sobrinha, o aluno da Escola Saldanha Marinho concorreu na categoria de desenho, e recebeu quase 20.000 votos em seu trabalho.
A orientadora de Carlos destaca a importância da arte na formação educacional de um aluno, bem como no seu desenvolvimento social, afetivo e cognitivo: “Ela tem um papel social, cultural, artístico e histórico na sociedade. A maior satisfação de um professor é ver o sucesso do aluno”, pontuou. Além disso, o estudante demonstra estar surpreso com tudo que aconteceu. Segundo ele, foi algo histórico, essa é a primeira vez que ganha um concurso. Para os familiares permanece o sentimento de orgulho, principalmente para a mãe, Vívian Salmenton, que se sente grata em ver o filho tendo espaço para criar sua própria arte: “Eu quero muito agradecer a todos que contribuíram, aos quase 20.000 votos que ele conseguiu aqui na nossa cidade”.
PREMIAÇÃO
Na semana passada, a Diretora em exercício da Escola Saldanha Marinho, Carmen Silvia; a Coordenadora Pedagógica diurna, Luciana Maia; a Professora de artes da Escola, Adélia Fernandes Sobrinha; e duas colegas de Carlos, também finalistas do concurso (Marcela Mendez e Juliana Schittler), estiveram na Secretaria Municipal de Educação para receberem as premiações doadas pelo Programa de Educação Fiscal Municipal, sob a coordenação da professora Cláudia Santana e apoio da secretária de Educação Sandra Pontes. Os três alunos e a docente ganharam um celular Redmi 8; a escola três ventiladores e uma jarra elétrica.