qua, 22 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.01.25

Há 85 anos sempre à frente do seu tempo

O Jornal A Plateia busca sempre surpreender o leitor com novidades, investimentos e grandes coberturas em tempo real
DCIM100MEDIADJI_0232.JPG

Nesta segunda-feira (10), o Jornal A Plateia completará 85 anos de uma longa história em Sant’Ana do Livramento. O Grupo, que une dois povos, dois países e uma só cidade, busca sempre informar em tempo real tudo o que acontece na Fronteira da Paz, todo o tempo em constante mudança e evolução.
A história de A Plateia começou em 1937 com o fundador Carlos Varella, idealista, bancário, ruralista, empresário e jornalista por vocação, na época proprietário do Cine Teatro Internacional. Interessado em divulgar os filmes de seu estabelecimento, o empresário contratava colaboradores para realizar a distribuição de folhetos. Diante do fato de não estar atingindo o público alvo, tomou a decisão de criar um folheto de quatro páginas, contendo a programação semanal do cinema, deixando-os nas cadeiras da assistência à disposição de seus frequentadores.
Em 2002, A Plateia foi adquirida por Antônio Badra, passando a pertencer à J.B.Empresa Jornalística. Até 2017, a impressão era diária, após essa data passou a ser semanal. Neste tempo todo, foram grandes nomes do jornalismo revelados para o mundo e uma edição feita ao gosto dos fronteiriços.
Ao longo dos seus 85 anos, muitas histórias foram vividas e contadas, proporcionando que o Jornal A Plateia continue sendo um dos maiores e mais conceituados meios de comunicação do Rio Grande do Sul. Tudo isso, pensando em levar para quem está em casa, todas as notícias e informações sobre a Fronteira e o mundo, seja no papel, no virtual ou na palma da sua mão.
Para o Doutor Antônio Badra, Diretor Presidente, estar à frente do seu tempo e mais próximo das pessoas é o propósito do Grupo. “A Plateia representa um marco histórico no jornalismo, na defesa da sociedade da fronteira, do Rio grande e do Brasil, e por isto a marca A Plateia cada vez fica mais forte acompanhando a modernidade que os tempos exigem”, explanou o Presidente.


A busca pela qualidade, respeito e sensibilidade na hora de repassar as informações, é diária, pensando sempre em poder estar cada vez mais próximo dos mais de 272 mil seguidores. Além do site, onde estão todas as informações da Fronteira da Paz, as redes sociais do Jornal A Plateia vêm aproximando cada vez mais os públicos diversos, mantendo os compromissos de sempre: coerência, isenção e na hora certa.
Com notícias diárias em A Plateia En Español, o Grupo torna-se o único jornal bilíngue do Brasil, trazendo grandes coberturas e surpreendendo o leitor com novidades e qualidade ao tratar de temas que se apresentam nas cidades irmãs. Com coberturas ao nível nacional e internacional, como por exemplo a transmissão de troca de presidentes, sempre com informações em primeira mão nas operações policiais.
Em seu site, com a marca “Sempre à frente do seu tempo”, tudo o que o fronteiriço precisa saber, está lá. O que o turista busca para garantir uma estada inesquecível na Fronteira, ele encontra em A Plateia. E aos que estão longe de casa, continuaremos sendo o refúgio e o conforto como se aqui estivessem.
Ao longo do último ano, o Grupo A Plateia obteve quase 10 milhões de acesso aos conteúdos e informações sociais, postados nas redes sociais, com uma média de alcance que varia de 70 a 280 mil visualizações por dia.
Para Janete Badra, Diretora Administrativa e de RH, o foco é fortalecer diariamente a marca do jornal, respeitando sempre a sua história, que há décadas supera todas as mudanças que o tempo oferece. “O tempo, as pessoas, os hábitos e a tecnologia vem mudando de maneira muito rápida e a direção do Grupo faz questão de cada vez mais se adequar a essas mudanças mantendo a essência do verdadeiro jornalismo”, destaca Janete.