Depois de três anos terem se passado, desde que a imagem da padroeira de Santa’Ana do Livramento foi restaurada, finalmente ela irá retornar para seu devido lugar. São 300 quilos de concreto, aço e ferro, e com uma altura de aproximadamente 1m90cm a imagem já está pronta para ser transportada para o santuário no bairro Planalto de onde nunca deveria ter saído. Segundo o escultor Oriovaldo Lencina é um alivio saber que a imagem finalmente será colocada no lugar.
A padroeira que precisou passar por um processo de restauração de 80% depois que vândalos destruíram parte da imagem em 2014, atualmente se encontra no atelier do escultor à espera da remoção que será feita pela prefeitura municipal que está preparando uma procissão em comemoração ao aniversário do município. “Nós estamos esperando ansiosos para que a imagem volte para a capela. Porque aqui ela está sofrendo com a intempérie, então nós esperamos que agora no aniversário da nossa cidade ela possa ser colocada no devido lugar. Foram 8 meses de trabalho até a reconstrução total, quando chegou aqui ela estava bastante danificada e eu precisei praticamente fazer uma imagem nova porque não tinha como remendar” comentou o escultor.
Lencina ainda deixou um recado para a população em geral, mas especialmente para as pessoas que frequentam o santuário do Planalto. “Peço a população que ajude a conservar a imagem. E as pessoas que costumam frequentar aquela área que aproveitem o espaço, mas sem estragar a santa e o santuário” encerrou.
Segundo o cronograma de atividades da prefeitura municipal, a imagem será colocada no santuário no dia 30 de Julho após uma procissão que sairá da Igreja Matriz as 9 horas da manhã, evento que marca o dia do aniversário de fundação do município há 195 anos.