A prefeita Ana Tarouco (DEM) confirmou que deverá vetar a emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022, assinada por 11 vereadores, que aumenta o orçamento da Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento.
Mais cedo, nessa semana, Tarouco fez uma manifestação nas redes sociais sobre o assunto, destacando que a discussão da LOA foi “Das luzes ao obscurantismo – A Santana do século XVII”. “Nos últimos dias temos assistido (atônitos) a sede por dinheiro de um dos Poderes constituídos. Pelo ‘jogo democrático’ (ou em nome dele) alguns dos eleitos pelo povo estão se dando ao luxo de dispor, em 2022, de mais de 6 milhões de reais dos cofres públicos para a satisfação de suas necessidades (poucas) e de seus interesses (muitos). No total, aproximadamente, 15 milhões de reais em repasses/destinações ao outro Poder garantirão direitos, deveres e luxos”, pontuou Ana.
A Prefeita finalizou dizendo: “Para, simplesmente, privilegiar a escuridão e o individualismo do interesse privado, retirando direitos básicos (lixo, iluminação, ruas, etc), numa total falta de sintonia popular e de bom senso coletivo ou, mais uma vez, para tentar trazer para o campo do ‘jogo democrático’ o outro Poder e curvá-lo a negociações ‘não tão’ republicanas; prática bem comum ao longo do último ano por aqueles avessos à depuração (limpeza) do sistema. O futuro dirá, inclusive, se a ‘lixama’ predominará nas ruas e se a escuridão vencerá as luzes – dos postes e do conhecimento”. Ana ainda afirmou que irá vetar a emenda, mas destacou que os vereadores têm poder para derrubar seu veto.
Antes da prefeita, a secretária Municipal de Planejamento, Celina Alvarez, se manifestou a respeito do tema e declarou: “Cabe salientar que essa politicagem é feita, acredito eu, em virtude de termos a primeira mulher eleita pela população santanense, a primeira mulher que não se curva aos interesses de certas pessoas que vêm com politicagem, então ficam inviabilizando o município, fazendo brincadeira de criança mimada, não tem outra resposta a não ser essa, inviabilizar quem quer trabalhar para o crescimento do município. ”
Secretaria da Fazenda divulga sorteados no programa Nota Fiscal Gaúcha e Nota Fiscal Santanense
O Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) é uma iniciativa do Estado do Rio Grande do Sul que incentiva a emissão de notas fiscais e a inclusão do CPF nos documentos. O objetivo é aumentar a arrecadação, fomentar a cidadania fiscal e a concorrência leal. O NFG oferece vantagens aos participantes, como: prêmios em dinheiro, repasses para entidades sociais indicadas pelos