qua, 22 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.01.25

Agenda Urbana Binacional é lançada oficialmente

Projeto parte da cooperação internacional com a União europeia
Foto: Marcelo Pinto/AP

Na manhã de segunda-feira (13), ocorreu o lançamento da Agenda Urbana Binacional, no Salão Nobre da Prefeitura, com a presença do indentente da cidade de Rivera, Richard Sander e da prefeita de Sant’Ana do Livramento, Ana Tarouco e demais secretários municipais.

A Agenda Urbana tem como objetivo promover uma estratégia de cidades integradas, permitindo reduzir as desigualdades em relação às cidades gêmeas da fronteira gerando sinergias e transformando todo o território num polo de referência em sustentabilidade urbana, inclusão social e governança coordenada.

O projeto foi apresentado pela técnica Sandra Severo d’Abreu e definirá estratégias de desenvolvimento de toda área urbana de Sant’Ana do Livramento e Rivera. Coordenada pelo Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, tem como período para ser executado em 36 meses.

“A ideia é conceder um sistema inovador para gestão de resíduos, além de melhorar a saúde ocupacional e as condições sociais e sanitárias dos coletores”, destacou Sandra.

O plano prevê a criação de um gabinete de cooperação e outro de acompanhamento, composto por dois níveis de responsabilidade, sendo político e técnico.

O Comitê de Acompanhamento Político está composto pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, Centro Beneficente Maria Abegahir, Sebrae, Unipampa, Uergs, Ifsul, Acil e Câmara Municipal de Vereadores.

Os objetivos políticos do projeto são estruturar a zona social de comércio livre Santana-Rivera em referência à integração do Mercosul; lançar uma experiência de desenvolvimento local conjunto através da integração; organizar o primeiro Congresso de Fronteiras de Mercosul e identificar reformas e enquadramentos legais que possam ser promovidos pelo parlamento do Mercosul.

O intendente da cidade de Rivera, Richard Sander destacou a oportunidade de ter recursos de extrema importância e experiência de dois países, Espanha e Portugal.

“Somo comunidades parecidas e com necessidades parecidas, agora temos que trabalhar em conjunto. É importante para o turismo ter cidades limpas, que os turistas possam disfrutar de cidades irmãs com mais de 170 mil habitantes, que tem uma vida em comum e que nos permita ser o centro de milhares de visitantes que movem nossa economia”, destacou Sander.

Para a prefeita Ana Tarouco, este é o momento de olhar as duas cidades como sendo únicas, pois as dificuldades de ambos os municípios repercutem entre os países, convergindo as realidades.

“Esse projeto é grandioso não só pelas questão dos resíduos sólidos, da redução do lixo, sustentabilidade, da geração de emprego e renda, da inclusão social. Mas o passo mais importante é a comunicação com Rivera. Essa agenda urbana vai nos permitir que conjuntamente possamos buscar outros recursos fora daqui”, disse Tarouco.