A Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul inaugurou, em Sant’Ana do Livramento, nessa segunda-feira (13), mais uma importante ferramenta no combate ao crime organizado com a instalação do Núcleo de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato no município. A unidade passa a operar em uma sala do prédio da 12ª Delegacia de Polícia Regional com uma equipe de dois policiais e um escrivão, e fica vinculada às Delegacias Especializadas de Bagé e Alegrete.
O funcionamento do Núcleo foi apresentado oficialmente, na manhã de ontem, em uma solenidade no Sindicato Rural de Livramento quando estiveram presentes produtores rurais, integrantes das forças de segurança do Brasil representadas pela Polícia Civil e Brigada Militar e membros da chefatura de Polícia de Rivera, além de representantes de Sindicatos Rurais de municípios da região.
O presidente do Sindicato Rural de Livramento, Luiz Carlos D’Auria Nunes, comemorou o anúncio, pois a entidade teve um papel fundamental nesta articulação junto ao Governo do Estado. “ É uma grande conquista de todos os envolvidos, pois nós viemos pedindo há quase 3 anos uma DECRAB para Livramento. Tivemos muitas reuniões ainda no governo Sartori e um grande apoio da FARSUL. Como não foi possível por questões de logística, conseguimos apresentar agora essa demanda para chefia da Polícia Civil na pessoa da delegada Nadine Anflor quando esteve no município. E agora fomos atendidos. Fica o nosso agradecimento”.
Na oportunidade, a Delegada Patrícia Sanchotene , titular da 12ª Delegacia Regional, apresentou a equipe aos presentes e destacou o trabalho em conjunto das Delegacias Especializadas que estão inseridas em quatro regiões estratégicas e vem apresentando excelentes resultados na investigação e desarticulação de quadrilhas no estado. “ Essa é a consolidação de mais uma política de combate aos crimes rurais e o abigeato aqui na nossa região. Esse Núcleo vai ser responsável por receber todas as denúncias da região e repassar para cada uma das cidades. Esse Núcleo é composto por Livramento, Rosário do Sul, Quaraí e Cacequi. Esses dois policiais já estavam trabalhando desde março deste ano na nova sala, mas ainda vinculados à Delegacia de Polícia, mas agora juntamente com o escrivão eles estarão trabalhando exclusivamente no Núcleo, atendendo somente essas demandas”.
A inauguração do Núcleo ocorreu, às 14 horas, desta segunda-feira, com a presença de autoridades, imprensa e chefia da Polícia Civil que participou de forma online.