qua, 22 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.01.25

Os bastidores da reabertura das fronteiras terrestres no Brasil

Notícia repercute em Buenos Aires e Montevideo e turistas já se preparam para entrar no lado brasileiro
Secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli e o deputado Frederico Antunes – Foto: Cristiano Guerra/ALRS

O anúncio feito pelo governo brasileiro, nesta quinta-feira (09), com a notícia da reabertura das Fronteiras Terrestres entre o Brasil, Argentina e Uruguai marcada para o próximo sábado (11), repercutiu com força nos três países. Poucos sabem que a articulação dela se deu durante a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT Argentina), entre o líder do governo do RS, deputado Frederico Antunes (PP), o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini e os deputados Luís Augusto Lara (PTB) e Luiz Fernando Mainardi (PT), o Embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli e o ministro do Turismo do Uruguai, Tabare Vieira com os ministros do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, Ciro Nogueira e o deputado federal Covatti Filho. Na ocasião, os gestores públicos solicitaram aos ministros que o Brasil autorizassem, o mais rápido possível, a reabertura terrestre e marítima das fronteiras do Brasil, em especial, com a Argentina e o Uruguai.

A conversação se deu de maneira imediata, durante uma reunião no estande do ministério do Turismo da Argentina, na Feira. Na oportunidade, os deputados conversaram por videoconferência com o ministro Onyx Lorenzoni.

O deputado Frederico Antunes comemora e enfatiza que “a reabertura terrestre das fronteiras trará além de uma reciprocidade entre Brasil, Argentina e Uruguai, o reaquecimento do turismo de compras e local junto às cidades fronteiriças do Rio Grande do Sul”. Isso porque, até então, somente os brasileiros podiam ingressar na Argentina e no Uruguai por via terrestre, o que não acontecia com os mesmos para ingressarem no Brasil. Cenário este que vai mudar no próximo sábado, dia 11 de dezembro.

Frederico também fez a articulação com o ministro Tabaré Viera – Foto: Rodrigo Evaldt/AP

As exigências para a entrada no Brasil por via terrestre serão o Certificado de Vacinação Contra Covid-19 bem como o teste negativo do tipo RT-PCR, conforme a Portaria Interministerial nº 661, de 8 de dezembro de 2021. O secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, classifica a reabertura por via terrestre como “uma vitória para o Turismo”. Santini aponta que “a reabertura vai aumentar o fluxo de turistas no Rio Grande do Sul e por consequência vai impulsionar a economia em toda cadeia do turismo”.