O Parque de Exposições Assis Brasil, em São Gabriel/RS, foi o local escolhido para receber mais uma edição da Reunião Regional do PampaPlus, que contou com a presença de cerca de 30 criadores de 16 estabelecimentos que participam do programa. O encontro foi conduzido pela coordenadora de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Thais Pires Lopa.
Participaram também da explanação o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul e coordenador do Programa PampaPlus pela Embrapa, Dr. Fernando Flores Cardoso, e o Dr. Leandro Lunardini Cardoso, zootecnista e membro da equipe LabGen. Entre os temas abordados por ele estavam o uso e a importância do PampaPlus, o aproveitamento e processamento de dados além de parâmetros de seleção e acasalamento.
As discussões teóricas se estenderam até o meio dia, quando foi feita uma pausa para o almoço. O arroz de carreteiro, preparado com Carne Certificada Hereford, ficou a cargo do Núcleo de Hereford e Braford de São Gabriel (Nghb).
Logo na sequência, espaço para a parte prática da programação, com a avaliação e seleção de novilhas e touros na Estância Luz de São João, de propriedade do vice-presidente de Promoção das Raças, Celso Jaloto Avila Junior.
O dirigente classificou o evento como sendo de grande importância, porque além do marketing gerado em torno das raças, o PampaPlus impulsiona a marca da associação. Ainda de acordo com o vice-presidente, o PampaPlus é como um atestado de origem.
‘’É um programa sério, com o controle da ABHB e da Embrapa, o que dá credibilidade para o comprador de genética’’, destacou. Já como proprietário, Jaloto revelou ter ficado contente por sua propriedade ter sido lembrada e escolhida para receber as práticas da reunião. ‘’Tudo que foi visto na sede do Núcleo durante a parte teórica, foi demonstrado na prática aqui na estância’’, pontuou.
Também estiveram por lá representando a ABHB os diretores de Marketing e de Eventos, Celina Maciel e Fernando Lopa, respectivamente; o presidente do Conselho Deliberativo Técnico, Aldo Tavares, a gerente de Marketing Jaqueline Teixeira, a superintendente do Registro Genealógico, Zilah Cheuiche e a superintendente substituta do setor, Natacha Lüttjohann.
Participaram desta edição os criatórios Estância da Ponta; Cabanha Cerro Verde; Estância Aurora; Estância Cerro do Ouro; Pap Namür Suñé; Estância Adriana; Estância do Bolso; Estância São Bento do Verde; Estância Bela Vista; Estância Rio Negro; Estância Coxilha; Agropecuária Sereno; Estância Santa Rita; Cabanha Primavera; Fazenda Itapevi e Agropecuária São Pedro.