Os melhores domadores do ciclo 2018 foram conhecidos neste sábado (21), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o Doma de Ouro revelou os campeões do Redomão e de Um Ano de Freio que, depois de dois dias de provas, foram avaliados pelos jurados Claudio dos Santos Fagundes e Eduardo Weber de Quadros.
O troféu de domador do ano ficou com Cesar Lopes, que conduziu a égua Linda Moça do Macanudo. Com o prêmio em mãos, disse que este título foi o esforço do trabalho do ano todo. “É o nosso trabalho, nosso dia a dia. Esse reconhecimento aqui em Esteio é a maior conquista. Só tenho a agradecer e seguir o rumo”, destacou, acrescentando que a égua mostrou suas qualidades durante a doma e que o exemplar demonstou bom temperamento.
Já no Redomão, o prêmio ficou com Jeferson Almeida e a égua Las Callanas Noiva Linda, com 79,625 pontos. Emocionado, lembrou o esforço de toda sua carreira. “Muita gente me apoiou, é algo que venho batalhando desde guri e graças a Deus consegui esta conquista no meio de tantos bons domadores que admiro muito”, salientou, complementando que a égua vem de uma grande genética e apresentou grande habilidade.
Também foram conhecidos os vencedores da segunda Exposição de Castrados, que teve como vencedor o cavalo Uno Solo do Kavaju Porã. Completando o final de semana, foram selecionados mais 30 animais durante a Prévia Morfológica, que classificou os exemplares para a Nacional da Morfologia durante a Expointer.
Fonte: Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC)