O plenário da Câmara de Vereadores aprovou, nesta segunda-feira (29), a tramitação em regime de urgência do projeto que cria o Conselho Municipal de Tradicionalismo na cidade. O requerimento foi feito pelo líder de governo, vereador Maurício Galo Del Fabro (Progressistas) que justificou a necessidade de aprovar o referido projeto, considerando que este Conselho busca formalizar, ainda em 2021, o calendário Tradicionalista de Eventos, que segundo Galo, é ferramenta de relevância para fomentar e desenvolver as atividades do ano de 2022 de todas as identidades tradicionalistas.
Todos os parlamentares presentes foram favoráveis a urgência, que é, a prioridade de tramitação, para que seja votado mais rápido. A proposição em regime de urgência será encaminhada às Comissões competentes que, em reunião conjunta, convocada extraordinariamente pelo presidente da Câmara, emitirão parecer no prazo de até 48 horas.
O projeto que cria o Conselho de Tradicionalismo, foi feito e encaminhado ao Legislativo pela prefeita Ana Tarouco (DEM), em outubro deste ano e tem como objetivo incentivar a prática do destinadas ao desenvolvimento do tradicionalismo, bem como promover a difusão da cultura tradicionalista gaúcha nas escolas do município, além de atuar junto ao Poder Executivo e criar o calendário municipal de eventos tradicionalistas.