sáb, 23 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Santanense é preso com 1,6 tonelada de tetracaína, em Porto Alegre

Um santanense, de 28 anos, foi preso conduzindo um carregamento com 1,6 tonelada de tetracaína, insumo usado para ser misturado na cocaína, durante uma operação conjunta da Receita Federal e do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil, em Porto Alegre. O produto químico, de cor branca, foi avaliado em torno de R$ 6 milhões. O resultado da ação foi divulgado na manhã dessa sexta-feira (26).
A ação aconteceu durante a madrugada de quarta-feira (24), quando um caminhão Mercedes-Benz 1113, com placas de Livramento, monitorado pela Receita Federal, foi abordado na BR 448 (Rodovia do Parque), perto da Arena do Grêmio. O veículo estava carregado com cerca de nove toneladas de sucatas, mas ocultava 150 caixas de papelão contendo sacos plásticos bem vedados no seu interior, cheios do produto químico, de cor branca, usado pelos traficantes.
O motorista do caminhão não tinha antecedentes. Ele foi autuado em flagrante delito por tráfico de drogas. A confirmação de que a substância era tetracaína foi realizada pelo Departamento de Perícia Laboratorial do Instituto-Geral de Perícias, que emitiu laudo oficial do teste positivo com reagentes. Conforme a Receita Federal, as duas instituições monitoravam, nos últimos meses, as rotas rodoviárias que seriam utilizadas para transporte de drogas, armas e produtos ilícitos, da fronteira com o Uruguai para Porto Alegre.
Embora não cause dependência, a tetracaína é um anestésico local extremamente potente, que pode ser empregado na preparação de drogas, além de estar sujeito a controle e fiscalização pela Anvisa. O insumo apreendido está avaliado em mais de R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais) e poderia ser misturado, por exemplo, à cocaína, rendendo, pelo menos, 5.000 kg de entorpecentes.
A Receita Federal e o Denarc vêm desenvolvendo diversas ações em conjunto que propiciam excelentes resultados na localização de drogas, armas e demais bens de origem ilícita, bem como na identificação de criminosos que atuam organizadamente.

Prática que se repete, infelizmente…

É extremamente lamentável cada vez que a imprensa é atacada por fazer o seu trabalho, mas, infelizmente, é algo que acontece com frequência. Nesta semana recebemos uma denúncia de um cidadão que registrou em imagens  veículos plotados com a logomarca do Departamento de Água e Esgotos (DAE) no estacionamento de um shopping, em Rivera, sendo, posteriormente, carregados com mercadoria. Cumprindo