A semana foi marcada por atividades organizadas pela Associação de Cultura Africanista e Umbandista (ACAU) e pela Coordenadoria de Igualdade Racial (CIR). Neste fim de semana, na Praça General Osório, o grupo de danças Afro ONG Rosas de Ouro, coordenada pela professora Ida Larruscain se apresentará às 10h de sábado (20), no coreto da Praça, seguido pela roda de capoeira Abadá com Mansinho. Durante a noite, a ACAU realizará uma Quimbanda alusiva a Magia de Exú, na rua Reverendo Jaime nº354.
No domingo (21), acontecerá uma procissão que sairá da praça até a Igreja Santa Terezinha, às 16h, onde acontecerá a lavagem das escadarias da Igreja e missa alusiva à Semana com cantos em Iorubá entoados por Edinho Larruscain.
A semana foi aberta na segunda-feira (15), com uma homenagem ao Dia Nacional da Umbanda e lançamento do livro “Uma fenda do Tempo”, escrito por Ana Velazquez Ribeiro. “É muito justo que estivéssemos no centro da cidade, em frente à Igreja Matriz comemorando o dia de hoje. A Umbanda traz na sua história, muitas guerras e proximidades com o preconceito racial e de gênero”, destacou Ana Velazquez, conhecida como Mãe Ana de Xangô.
Debora Castro
[email protected]