A Associação de Cultura Africanista e Umbandista (CAU) e a Coordenadoria da Igualdade Racial (CIR) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, oferecerão durante a próxima semana atividades culturais e informativas que marcam o Dia da Consciência Negra no município.
As atividades da CAU e da Coordenadoria se concentram na Praça General Osório e deram início nessa segunda-feira (15), com uma homenagem ao Dia da Umbanda realizada pela CAU.
A CAU tem o intuito de promover a difusão da cultura africanista e umbandista no município, espera que este ano mais simpatizantes e religiosos participem das atividades. “Este ano esperamos reunir o maior número possível de adeptos às crenças de matriz africana, aqui em Sant’Ana do livramento. Queremos também mostrar à sociedade que existimos e cultuamos a crença, sem nenhum problema, pois a religião de matriz africana, não tem preconceito e nem intolerância, para nós todos são iguais, cada um com suas particularidades, mas todos juntos numa só fé”, pontuou Rudmar Martins.
Dentre as atividades principais, na terça-feira (16) haverá uma palestra com o Babalorixá e vereador Pai Moisés Marques do Oxalá, da cidade de São Gabriel, que falará sobre “Igualdade nas diferenças, respeito nas diversidades”, na Sala Cultural às 19h.
“Nos demais dias teremos palestra na Escola Saldanha Marinho, apresentações de dança e capoeira na praça, arrastão com música ao vivo até o clube Farroupilha”, destaca Rudmar. O encerramento será no domingo (21), quando acontecerá uma procissão que sairá da General Osório com destino à Igreja Santa Terezinha, onde acontecerá missa alusiva à semana da Consciência negra.
A programação da prefeitura inicia na terça-feira (16), no Salão Nobre, às 9h30 com autoridades municipais e representantes Quilombolas. Nos demais dias, a secretaria municipal da saúde oferecerá exames de rastreio de Anemia Falciforme, aferição de pressão arterial e testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite A e B, para todos que solicitarem. O encerramento da programação municipal será dia 20 com apresentação do grupo de danças Rosas de Ouro, coordenado pela professora Ida Larruscain.
De acordo com Ana Paula de Menezes Martins, coordenadora da CIR, o governo municipal está de porta abertas para a população e considera esta semana de muita relevância, devido às lutas e conquistas ao longo desses anos para a população negra.
“A semana da Consciência Negra é muito relevante devido a sua importância, pelas lutas e conquistas, resgatando a memória das pessoas que lutaram e se doaram para mudar a realidade do negro. Esperamos o engajamento de toda a comunidade nas atividades alusivas à semana da Consciência Negra, que acontecerá de 16 a 20 de novembro no Coreto da Praça General Osório, inclusive aproveito este espaço para convidar a população santanense para somar e participar conosco nestas atividades”, salientou Ana Paula, que faz um destaque especial para o rastreio da anemia falciforme, que é uma anomalia que prevalece na população negra e seus descendentes.