sáb, 23 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Prefeita Ana Tarouco apresenta sua defesa no processo de cassação

Documento pede a suspeição da vereadora Eva Coelho e configura o processo como “perseguição”

Dando continuidade no rito do processo de cassação do mandato da prefeita, Ana Tarouco apresentou, esta semana, sua defesa na Câmara de Vereadores. O documento, de 157 páginas, elaborado pelo procurador da Chefe do Executivo, advogado José Inácio Taroco Machado, relata que a bancada do Partido Democrático Trabalhista (PDT) “deseja, desde 1º de janeiro de 2021, o impeachment da mandatária, independente do motivo, sem contar com a severa perseguição durante o período eleitoral, minando o pensamento dos demais parlamentares em busca do seu objetivo principal. ”
A defesa também enfatizou que “é nítido que a perseguição, além de política, é pessoal e discriminatória em razão da função pública originalmente ocupada pela requerente (delegada de polícia) e sobretudo de gênero”. Quanto a um filiado, membro da executiva e suplente de vereador do PDT ter impetrado com a denúncia o documento alega, “é revoltante e até mesmo indigno para os representantes eleitos democraticamente (tal qual a ilustre prefeita) se valerem de um ‘laranja político’ para atingir seus objetivos”.
José Inácio também mencionou que até o presente momento, já foram realizadas 12 denúncias ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e a Unidade do Controle Interno, todas realizadas pelo vereador Enrique Civeira (PDT) “sempre no intuito de causar desordem na atual administração municipal, uma vez que a maioria delas já se encontravam arquivadas por nada irregular ter se verificado”.
Quanto ao barulho no hospital, o que teoricamente teria sido o objeto do pedido de cassação, a defesa alega que nenhuma reclamação dos profissionais técnicos e pacientes foi formalizada e que o evento realizado pela direção da Santa Casa de Misericórdia não se caracteriza crime político-administrativo que complementou, “causa revolta perceber que há dois pesos e duas medidas, dado que até dezembro do último ano ‘tudo podia’, inclusive ‘fanfarra’ dentro do hospital. Agora, ‘nada pode’, nem mesmo a apresentação voluntária de quatro funcionários do hospital na frente e em horário comercial”.
Por fim, o advogado pediu a suspeição da vereadora Eva Coelho (PDT), secretária da Comissão Processante e consequentemente a substituição da referida parlamentar, bem como a decretação da nulidade de todos os atos com participação de Eva e Enrique Civeira preservando os princípios da imparcialidade e impessoalidade do procedimento.

PEDIDO DE LEITURA

Uma vez protocolada a defesa, o líder do governo na Câmara, vereador Maurício Galo del Fabro (Progressistas), requereu ao presidente do Legislativo, a leitura da defesa na sua integralidade para conhecimento de todos os parlamentares, solicitação indeferida de pleno por Civeira.

Acidente com mortes

Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22), no Km 136 da BR-293, em Candiota, ocorreu um acidente envolvendo uma carreta, um caminhão e uma viatura da PRF. Conforme levantamento preliminar, a carreta, que transitava no sentido Pelotas – Bagé, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com a viatura Ranger da PRF e com um caminhão, que deslocavam no sentido

Informações da missão no Japão liderada pelo Governador Eduardo Leite!

Civilidade, respeito, organização….. Alguns de tanto outros atributos dos Japoneses…. Quando em um dia de chuva, você observa numa rua sem trânsito de carros, todas as pessoas paradas esperando abrir o sinal de pedestre para elas atravessar, você se dá conta o nível de educação e disciplina do povo….. É isso é uma regra geral em todo país…. São por