O Ministro da Defesa do Brasil, general Walter Souza Braga Netto e o Ministro da Defesa do Uruguai, o médico pediatra Javier Garcia, irão se reunir em Rivera na próxima semana. O encontro foi anunciado ainda no mês de outubro pelo embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles, durante uma visita realizada à Secretária de Relações Federativas e Internacionais do RS, em Brasília, Ana Amélia Lemos e como convidados o reitor da UFRGS, professor Carlos Bulhões e o pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais, Geraldo Jotz.
Segundo informado naquela ocasião, o encontro que deverá acontecer na próxima terça-feira (9), terá na pauta temas de interesse comum dos dois países. A maioria deles, com impacto direto no Rio Grande do Sul, como o projeto da Lagoa Mirim, a nova ponte sobre o Rio Jaguarão e projetos na infraestrutura portuária.
Atualmente, os dois países estão em negociações que mencionam a criação de consórcio no Uruguai e a opção por parceria público-privada no Brasil, para o principal projeto relativo à Lagoa Mirim, que deverá revolucionar a logística portuária da região. O embaixador uruguaio lembrou que no dia 8 de dezembro serão celebrados os 60 anos do primeiro acordo entre os dois países, relativo à Lagoa Mirim.
A reportagem do Jornal A Plateia conversou com Comandante do 7º RCmec, Tenente-Coronel Marco André Menezes dos Santos, que confirmou a vinda do ministro Walter Souza Braga Netto à fronteira, mas que não há nenhuma atividade programada do lado brasileiro: “O Ministro da Defesa estará aqui no dia 9, não haverá nenhuma atividade aqui no Brasil. Então, ele vai chegar aqui em Livramento, mas não sabemos ainda qual será o seu meio de transporte. Ele irá direto para o Uruguai e toda a atividade e reunião que irão ocorrer com o Ministro da Defesa do Uruguai será em Rivera. Nós estamos aguardando novas informações para que a gente tenha ciência mais aprofundada do que vai ocorrer”, destacou.
“A tribuna é a última trincheira de garantia da liberdade de expressão e da nossa democracia”, afirma Rodrigo Lorenzoni
O deputado Rodrigo Lorenzoni se manifestou durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira, sobre o indiciamento do deputado federal Marcel van Hattem, pela Polícia Federal, após pronunciamento na Câmara Federal, ontem. “Eu não quero nem entrar no mérito daquilo que o deputado Marcel levou à tribuna, em que pese concordar com as suas preocupações. Mas o que nós