Nascida a partir da criação de um projeto de extensão da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA no ano de 2013, vindo a ser reconhecida como rota turística oficial em 2018, a Ferradura dos Vinhedos foi selecionada em um edital público para participar do Projeto Experiências do Brasil Rural, organizado pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Ministério da Agricultura (MAPA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).
“O projeto tem como objetivo fomentar as cadeias produtivas dos vinhos, queijos e das cervejas artesanais produzidas na fronteira, além de consolidar a região de Sant’Ana do Livramento como parte da rota nacional do turismo por meio da capacitação de empreendedores e pequenos produtores da região, bem como com a formatação de novas experiências turísticas junto aos colaboradores da Ferradura dos Vinhedos”, destaca o coordenador do projeto e professor da UNIPAMPA, Dr. João Paulo Rocha de Miranda.
Para isso, ocorrerá, entre os dias 8 e 11 de novembro, a reunião entre a coordenação do projeto, representantes dos órgãos colaboradores e empreendedores locais. Na ocasião, serão apresentados os direcionamentos para a produção de materiais fotográficos e audiovisuais sobre a Ferradura, além do plano de trabalho, projetando agora o apoio obtido após a contemplação no projeto Experiências do Brasil Rural.
A Ferradura dos Vinhedos busca desenvolver a rota turística da região, contribuindo com o desenvolvimento da cidade por meio da geração de empregos e circulação de renda. A abertura do evento acontece nesta segunda (8) a partir das 19h no CTG Presilha do Pago.