qui, 23 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.01.25

Deputado Afonso Hamm trata sobre a destinação de vinhos contrabandeados com a Receita Federal

A destinação dos vinhos apreendidos por contrabando no Brasil foi pauta de reunião entre o deputado federal Afonso Hamm, presidente da Frente Parlamentar em defesa da uva e do vinho, e a Receita Federal, nesta quarta-feira (27).

Durante a reunião, o secretário de Administração Aduaneira, Fausto Coutinho, e o coordenador-geral de Aduana, Alexandre Angoti, afirmaram que RF está ciente que esse tipo de crime tem sido cometido com maior frequência, principalmente pelas Fronteiras da Argentina, e ressaltaram que os encaminhamentos dos materiais apreendidos por descaminhos seguem as formas permitidas pela legislação, que podem ser leilão/incorporação; alienação; doação; ou destruição.

De acordo com o secretário, em regras gerais, os vinhos são doados para órgãos instituições do governo federal ou destruídos, porém, em função da pandemia, muitas garrafas de vinhos apreendidas estão sendo transformadas em álcool em gel para doação.

Para dar continuidade ao assunto, uma reunião entre o setor vitivinícola e a Receita Federal será marcada no mês de novembro, em Brasília, com data a ser definida.