No Brasil e em Portugal, o dia 26 de julho é a data escolhida para homenagear pessoas muito especiais: é o Dia dos Avós.
Essa data comemorativa tem origens religiosas. O dia 26 de julho é Dia de Sant’Ana e de São Joaquim. Na tradição católica eles são os pais de Maria, e, portanto, os avós de Jesus. Por isso que essa é a data escolhida para celebrar todos os avôs e avós.
O objetivo deste dia é homenagear e agradecer toda a consideração e carinho que os avós dão aos netos.
Amigos, conselheiros, educadores, companheiros. Independente do papel que assumem, o avô e a avó continuam sendo figuras fundamentais na vida de uma família. Quem nunca aprontou alguma peça e recebeu cobertura dos avós? Ou comeu um chocolate a mais e não foi julgado por causa disso? Por essas e outras, a cumplicidade é a relação mais natural existente entre avós e netos.
Os avós tradicionais ainda podem ser vistos por aí, mas a imagem de velhinho frágil, delicado e de cabelos brancos parece estar cada vez mais afastada do nosso cotidiano. Hoje, avôs que praticam esportes com os netos e avós que saem para jantar e passear com as netas, por exemplo, são figuras bastante comuns.
Sejam mais tradicionais ou mais modernos, os vovôs e as vovós devem ser homenageados todos os dias pela sabedoria, paciência e amor. O Caderno Variedades dessa semana é para eles!
Feliz dia dos avós!
Nossa capa:
A senhora Maria Helena Perez Pinheiro no Residencial Alto dos Plátanos, um local pensado para oferecer um serviço de excelência ao cuidado do paciente idoso.