qui, 10 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Vinhos da fronteira serão destaque em evento da Associação Comercial de Porto Alegre

A exponencial abertura no mercado para os vinhos produzidos na região do Pampa será o tema do evento promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), no próximo dia 24. E uma das palestrantes convidadas tem nome de peso no segmento, a presidente da Associação dos Vinhos da Campanha, Clori Peruzzo.

“A Região da Campanha: o sucesso dos vinhos da fronteira” é o tema do evento, que contará com a explanação de Clori e da diretora de Comunicação e Marketing da Associação dos Vinhos da Campanha Gaúcha, Victória Mércio.

Clori explica que o objetivo do evento é divulgar a região como maior produtora vinífera do Estado, com um terroir cada vez mais reconhecido. Ela ressalta que, atualmente, a região conta com 16 vinícolas de diferentes portes. “Algumas produzem e engarrafam aqui mesmo, outras apenas produzem em vinhas daqui e levam para engarrafar na Serra Gaúcha”, explica.

A empresária, sócia-proprietária da Vinícola Peruzzo, conta, ainda, que a região vem conquistando grande atenção por conta do alto nível de sua produção, com qualidade de terroir que pode ser comparado às grandes regiões viníferas do mundo. “Nosso solo é diferenciado”, destaca.

Atualmente, as espécies de uvas com maior área de cultivo na região são cabernet sauvignon, merlot, chardonnay, tannat e cabernet franc.

O evento conta com apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e é aberto para interessados no assunto. O bate-papo acontece na terça-feira, 24 de julho, no salão nobre do Palácio do Comércio, a partir das 12h. O almoço-palestra custa R$ 45 para sócios da ACPA e R$ 55 para não sócios. A inscrição para o evento pode ser feita através do site www.menupoa2407.eventize.com.br.

Palestrantes

 

Clori Giordani Peruzzo – Sócia proprietária da Vinícola Peruzzo. Presidente da Associação dos Vinhos da Campanha. Graduada em Estudos Sociais e História pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp), MBA em Gestão de Negócios e Estratégias. Foi presidente do Conselho Bajeense da Mulher Empreendedora e do Comitê Regional da Qualidade ligado ao PGQP. Também foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Bagé, gestão 2001/2003.

Victória Mércio – Sócia proprietária da Estância Vinícola Paraízo e diretora de Comunicação e Marketing da Associação dos Vinhos da Campanha Gaúcha, que une as 17 vinícolas da região e produtores de uvas regionais. Ex-executiva de comunicação de multinacionais como Dell, British American Tobacco e Gerdau, após 16 anos de experiência no mundo corporativo assumiu o projeto vitivinícola da sua família na Estância Paraízo, tradicional propriedade rural de pecuária e ovinocultura com 228 anos de história na Campanha Gaúcha. Formada em Jornalismo pela PUCRS, possui pós-graduação em Administração em Marketing pela UFRGS e Comunicação Corporativa pela Syracuse University de Nova York. É degustadora profissional de vinho pelo Centro Italiano de Análise Sensorial e máster em Negócios do Vinhos pela ESPM e CIAS.

Fonte: Jornal Minuano.

ASSOCIAÇÃO RIO-GRANDENSE DE IMPRENSA

A Associação Rio-grandense de Imprensa reconheceu a trajetória de profissionais do jornalismo e suas contribuições à comunicação do Rio Grande do Sul em cerimônia ocorrida no Tribunal de Justiça do RS na noite do último dia 7. Entre os agraciados, estava a jornalista Gabriela Mendonça, diretora de comunicação da Aegea – Regional Sul, controladora da Corsan. A jornalista, com mais

Resumo de quinta-feira – 10/04/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   CORREIO BRAZILIENSE – Trump recua para negociar tarifas, menos com a China   O GLOBO – Trump recua no tarifaço global e sobe taxas para China, mas baixa o tom   O ESTADO DE S. PAULO – Trump sente peso da crise que criou e adia tarifaço; taxa da China sobe

Deputado Afonso Hamm propõe audiência pública sobre Securitização em Brasília

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) obteve, nesta quarta-feira (9), na Câmara dos Deputados, a aprovação de um requerimento de sua autoria para a realização de audiência pública crucial para o setor agropecuário do Rio Grande do Sul. O evento, agendado para o dia 15 de abril, em Brasília, terá como foco central a discussão sobre a Securitização das dívidas