A agência do FGSTAS/Sine, iniciou nessa semana o projeto “Sine na Escola”, com o objetivo de promover palestras e conversas com os alunos das escolas estaduais e técnicas, sobre como os jovens podem se inserir no mercado de trabalho e todos os serviços que são prestados aqui no município.
O projeto iniciou dia 23 de setembro e se estende até o dia 6 de outubro, passando pelas escolas estaduais Pinto da Rocha, Vitélio Gazapina, Hector Acosta, Celina vares Albornoz e Instituto Liberato Salzano Vieira da Cunha.
De acordo com Melina Lemos, Delegada do Trabalho, a intenção do projeto é promover um diálogo com a comunidade santanense, através de palestras informativas. “Através das palestras informativas, estamos mostrando para os jovens o que o empregador procura, quais são as demandas do mercado de trabalho, além de incentivarmos os jovens a realizarem cursos de qualificação” destacou Melina.
O coordenador da Agência, André Curbeti da Rosa, enfatiza a importância de apresentar aos estudantes os serviços que são prestados na agência local, como Intermediação de Mão de Obra – IMO, Programa Gaúcho do Artesanato – PGA, Trabalho Emprego e Renda – TER, bem como informações sobre a Carteira de Trabalho Digital, como elaborar um currículo e como ir bem frente a uma entrevista de emprego. “Na oportunidade os alunos podem sanar suas dúvidas e terem uma conscientização maior da necessidade da busca pela qualificação intelectual e técnica, para que melhores oportunidades de empregabilidade surjam. Além conscientizar sobre a necessidade do aperfeiçoamento e qualificação intelectual e técnica desses jovens que estão ainda nos bancos escolares”, explica o coordenador André.
Participam do Projeto também os servidores Marcelo Amaro de Ávila e Rivalcir Baluta. As escolas que queiram aderir ao projeto, podem entrar em contato com a Agência do Sine, localizada na Avenida Tamandaré nº 2156.