O surto de Doença Diarreica Aguda (DDA) vem preocupando a população santanense, após o Departamento de Água e Esgotos (DAE) anunciar o aumento na dosagem de cloro dos seus reservatórios, como medida de prevenção. O município de Sant’Ana do Livramento vem registrando diversos casos de DDA, sendo alguns deles através de análises laboratoriais positivas para o Adenovírus e Norovírus, encontrados em caixas d’água individuais. Nos reservatórios do DAE não foram constatados nenhum dos dois vírus, o que reforça o alerta de que é necessário fazer a limpeza de reservatórios particulares.
De acordo com o Diretor de Planejamento do DAE, Carlos Henrique Ferrari, durante a semana passada, o departamento se reuniu com a Vigilância em Saúde e o CIEVS, para discutir ações para conter o surto. “Há alguns dias vem sendo observado o número de casos que estão chegando ao hospital, suspeitos da virose. Justamente pela dimensão que tomou, achamos melhor, como prevenção aumentar a dosagem de cloro, com o objetivo de maiores níveis de desinfecção da água, dentro dos limites de potabilidade”, explicou o engenheiro sanitarista e ambiental, que recomenda a necessidade de limpeza dos reservatórios, recomendável pelo menos duas vezes ao ano.
ADENOVÍRUS NA ÁGUA
De acordo com o farmacêutico bioquímico Rodrigo Simões Pires, o adenovírus é utilizado como um biomarcador viral para análise de qualidade da água. “A água não é um material estéril, sempre vai ter algum micro-organismo. Quando a quantidade desse vírus está muito alta na água, quer dizer que a qualidade da água não está tão boa. Por isso, a necessidade de aumentar a quantidade de cloro que eles vão colocar na água para tentar diminuir a propagação do vírus”, explica o farmacêutico.
No caso da DDA de origem infecciosa, a maior preocupação é diminuir a propagação do vírus pela água.
VIA DE TRANSMISSÃO
- Adenovírus e Norovírus podem ser transmitidos pela água, minúsculas partículas de vírus em aerossóis, ao tossir ou falar, minúsculas partículas de fezes ou até mesmo vômito;
- Alimentos e bebidas mal higienizados;
- Mãos sujas, quando levadas à boca e olhos;
- Pelo aperto de mãos sujas e compartilhamento de objetos, pois mãos sujas podem espalhar o vírus por onde tocarem.
MEDIDAS PREVENTIVAS
- Ferver a água por alguns minutos, e acondicioná-la em recipiente limpo;
- Lavar bem as mãos com sabão e usar álcool em gel;
- Evitar contato próximo com pessoas sintomáticas e permanecer em repouso, se estiver doente;
- Lavagem rigorosa de alimentos, e de mamadeiras com água fervente;
- Evitar compartilhar objetos e utensílios, como toalhas e talheres. Acenar, e não tocar as mãos de outras pessoas, nem abraçar;
- Manter as mãos sempre limpas é uma das medidas mais importantes.
A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento solicita que serviços de saúde e instituições de ensino comuniquem novos casos de DDA ao CIEVS ou equipe de Monitoramento COVID-19 pelos contatos abaixo: CIEVS fronteira Sant’Ana do Livramento pelo telefone (55) 3968-1097 ou [email protected] ou monitoramento COVID-19 pelos telefones (55)996156275, (55)996543160 ou (55)999846281.