sáb, 23 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

MST protesta contra situação precária das estradas rurais

Movimento reivindica melhorias nos acessos aos assentamentos
Produtores derramam leite nos pés do vice-prefeito em manifestação. Foto: Marcelo Pinto/AP

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou, na manhã dessa sexta-feira (24), uma manifestação em frente à Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento. O ato exigia melhoria nas condições das estradas rurais, sobretudo nos assentamentos. Membros da Cooperativa Regional dos Assentados da Fronteira Oeste (Coperforte) também estiveram presentes.

Uma comissão, extraída dos produtores, entrou no gabinete do prefeito em exercício, Evandro Gutebier (Republicanos), onde foi realizada uma reunião, que durou em torno de uma hora e meia. Na ocasião, Executivo e produtores entraram em um consenso paliativo: reunir-se nos próximos dias para elaborar um plano de trabalho para recuperação da infraestrutura das estradas vicinais, sendo que a Coperforte colaborará com maquinário para carregamento do balastro.
Logo no início da reunião, os ânimos se acaloraram, um dos produtores, exaltado, chamou o secretário de Agricultura, Roberto Braz de “incompetente” e reclamou que o titular da pasta não recebia produtores para conversar. O secretário revidou dizendo que não conversa com “mal-educados”. Interferindo no debate paralelo, o vice-prefeito acalmou a situação e deu seguimento à pauta, pedindo respeito entre todos.
Após o término da reunião, a comissão se deslocou até a frente do palácio Moyses Vianna para comunicar aos que aguardavam do lado de fora o que tinha sido acertado junto aos membros do Executivo e vereadores. Neste momento, indignado, um dos produtores relatou a dificuldade de escoar a produção com as condições atuais das estradas e derramou um tarro de leite nos pés do vice-prefeito e do secretário Roberto Braz, ilustrando o desperdício da produção.

Contraponto

Agricultor Vicente, Sec. de Agricultura Roberto Bráz e Vice-prefeito Evandro Gutebier (Foto: Marcelo Pinto/AP )

Em resposta, Gutebier, junto com Roberto, explicou a real situação financeira do município, bem como a falta de estrutura da secretaria de Agricultura. O prefeito em exercício contou que trabalha com o orçamento do governo anterior, onde não há previsão para investimentos nas estradas, tampouco em maquinário, mas que no orçamento de seu governo, que passa valer ano que vem, pretende investir nesta área.
Segundo o republicano, para montar um parque de máquinas com a mínima estrutura, o investimento mínimo é de R$ 8 milhões. O vice-prefeito informou que Sant’Ana do Livramento ainda está pagando dívidas antigas.
De acordo com relatos no encontro, o Banrisul já teria se colocado à disposição para aportar o valor como financiamento para o município, mas em virtude do mesmo estar no Cadin, inviabilizou o procedimento.

Yuri Cardoso
[email protected]

Acidente com mortes

Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22), no Km 136 da BR-293, em Candiota, ocorreu um acidente envolvendo uma carreta, um caminhão e uma viatura da PRF. Conforme levantamento preliminar, a carreta, que transitava no sentido Pelotas – Bagé, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com a viatura Ranger da PRF e com um caminhão, que deslocavam no sentido

Informações da missão no Japão liderada pelo Governador Eduardo Leite!

Civilidade, respeito, organização….. Alguns de tanto outros atributos dos Japoneses…. Quando em um dia de chuva, você observa numa rua sem trânsito de carros, todas as pessoas paradas esperando abrir o sinal de pedestre para elas atravessar, você se dá conta o nível de educação e disciplina do povo….. É isso é uma regra geral em todo país…. São por