Com um campo cada vez mais conectado por novas tecnologias que surgem a cada dia, sejam na agricultura ou na pecuária e que cada vez mais vem modernizando os seus processos, é necessário que os trabalhadores rurais acompanhem essas mudanças para assim desenvolver melhor as suas atividades sejam elas agrícolas ou pastoris. Especialistas em agronegócio têm destacado por meio de análise de mercado e baseados em números reais que este setor que não parou na pandemia e seguiu crescendo, vai projetar o Brasil em curto prazo como uma das maiores potências mundiais de produção de gêneros alimentícios nas próximas décadas. Neste sentido, a capacitação é fundamental para redução de custos e aumento de produtividade dos sistemas que buscam maior sustentabilidade.
Pensando nisso é que duas amigas e profissionais do agronegócio santanense decidiram criar a AGROTEAMS – Escola do Campo, com foco na qualificação rural. Valentina Albornoz Pavão é médica veterinária formada pela Unipampa e Pós-Graduada em Gestão Empresarial pela FGV, já Ana Luiza Velazquez Schultz é zootecnista pela UFSM Universidade Federal de Santa Maria, técnica em agropecuária pela UFSM e mestre em Produção Animal pela UFRGS. As duas decidiram juntar seus conhecimentos acadêmicos e levá-los até os trabalhadores do campo por meio de cursos que abrangem o universo rural.
Sobre o gerenciamento, a ideia é trabalhar a assistência técnica completa que engloba todo o sistema produtivo como planejamento da produção, reprodutivo, sanitário, pessoas e a gestão financeira como fluxo de caixa e controle dos custos do negócio. Outro formato do gerenciamento é a consultoria em gestão que é realizada especificamente para a gestão do negócio na parte financeira. “Estamos iniciando, a empresa nasceu em junho deste ano e já formamos parcerias com empresas da região e locais que se somam a nós nesta jornada para levar a qualificação pro campo e gerar também melhores resultados nos sistemas produtivos” comenta.
Acidente com mortes
Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22), no Km 136 da BR-293, em Candiota, ocorreu um acidente envolvendo uma carreta, um caminhão e uma viatura da PRF. Conforme levantamento preliminar, a carreta, que transitava no sentido Pelotas – Bagé, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com a viatura Ranger da PRF e com um caminhão, que deslocavam no sentido