sáb, 19 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Força-Tarefa: Equipes da Prefeitura saem as ruas durante a madrugada

Objetivo da ação foi auxiliar famílias atingidas pela forte chuva e a queda de granizo e mobilizou o alto escalão do Governo
Foto:Yuri Cardoso/AP

Na madrugada dessa terça-feira (07), uma forte chuva atingiu a Fronteira da Paz, inclusive com queda de granizo que, com o barulho acordou muitas pessoas e ainda deixou algumas sem teto. Nesse sentido, a prefeita Ana Tarouco (DEM) mobilizou e montou uma força-tarefa com a finalidade de sair às ruas para ajudar as famílias atingidas pelo temporal.

Logo no início do feriado, ainda na madrugada, a Defesa Civil em trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros já estava auxiliando famílias nos bairros da cidade. Após, uma equipe integrada pela prefeita Ana e os secretários de Obras, Dilmar Pereira, Serviços Urbanos, Jean Alves, Educação, Sandra Pontes, de Assistência Social, Ana Paula e servidores de vários setores da administração também foi anteder residências atingidas nas imediações da avenida Brasília.

A partir disso, o trabalho só se intensificou e mais solidários se somaram no grande movimento que tinha como finalidade ajudar ao próximo. Durante a tarde, as peregrinações pelos bairros continuaram. Já a noite, os secretários de Administração, Matheus Medina, de Agricultura Roberto Braz, o procurador-geral do Município, Felipe Vaz e a diretora do Departamento de Água e Esgotos (DAE), Izabel Alvarez também se somaram e integraram a equipe.

Quando se achava que estava tudo sob controle e que as equipes poderiam ir descansar, a chuva se intensificou novamente, fazendo os solidários retornarem à atividade. Por volta das 22h dessa terça-feira, os CCs e servidores retornaram até o chamado “QG”, centralizado na Secretaria de Assistência Social, para organizar os novos desafios da próxima madrugada.

Em entrevista para a reportagem do Jornal A Plateia no momento em que os materiais (lonas, cordas, etc.) estavam sendo organizados, a prefeita relatou o trabalho que estava sendo feito. “Neste momento estamos trabalhando aqui com o pessoal das lonas, pois a chuva não dá trégua e, portanto, as lonas continuam sendo necessárias. Já temos dois espaços reservados para as pessoas que precisarem e que estejam muitos necessitadas. ”

Um dos parlamentares que acompanharam a ação, o vereador Mauricio Galo del Fabro (Progressistas) disse que, “esse é um momento delicado, triste, mas a comunidade santanense é solidária e todo mundo ajuda de uma forma ou de outra”, se colocando à disposição da força-tarefa. Durante a tarde, o vereador Alvienes (PSC) também colaborou com os trabalhos.

Na secretaria de Assistência Social, Galo afirmou que aquele era “um momento de solidariedade, de ajudar e apoiar quem precisa […] Ficamos toda a tarde e agora soube que iriam retornar para dar continuidade e estou prontamente aqui já para fazer a entrega destes primeiros socorros nos bairros e nas vilas para os santanenses atingidos pela chuva e pelo granizo”.

Integrando a equipe da prefeita Ana Tarouco, estava a secretária de Educação, Sandra Pontes que disse que não poderia deixar de ajudar a comunidade em um momento difícil como aquele. “Quando assumimos, nos propomos a fazer este trabalho em prol de Sant’Ana do Livramento. Não poderíamos deixar de ajudar, a Defesa Civil desde a madrugada e nós cedo da manhã colocando lonas nas casas, trabalhando junto com o pessoal”.

Após 24 horas e meia de operação, a mesma foi encerrada às 03h da madrugada desta quarta-feira (08).

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os