qui, 17 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

PF deflagra operação contra evasão de divisas e lavagem de dinheiro em Livramento

Suspeita é de que a remessa ilegal de mais de 11 milhões de reais ao Uruguai tenha o objetivo de câmbio ilegal e lavagem de dinheiro
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (24), a Operação P2P, para combater os crimes de organização criminosa, evasão de divisas, operação ilegal de instituição financeira e lavagem de dinheiro, em Sant’Ana do Livramento.

Policiais federais cumprem três mandados de prisão e quatro de busca e apreensão, além do bloqueio de contas bancárias, indisponibilização de bens imóveis e sequestro e arresto de veículos.

A investigação apura o envolvimento de um grupo de pessoas, suspeito de utilizar contas bancárias de terceiros para a remessa de valores ao exterior. As análises demonstraram que entre 2018 e 2020, ao menos, 11,6 milhões de reais foram evadidos do Brasil com a efetiva disponibilização de aproximadamente 3,1 milhões de dólares no exterior.

Indícios apontam que a remessa dos valores ao exterior teria como principal objetivo a evasão de divisas, cambio ilegal e lavagem de dinheiro.

O termo “P2P” (peer to peer), em português “ponto a ponto”, remete à rede de conexões do alvo com empresários, doleiros e operadores, visando a disponibilização de dólares no exterior.

Nota à imprensa – Encontro com o ex-governador Jair Soares

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), esteve reunido nesta quarta-feira (16) com o ex-governador Jair Soares, uma das figuras mais emblemáticas da história política gaúcha e o último governador genuinamente de direita eleito pelo povo do Rio Grande do Sul. Durante o encontro, realizado em Porto Alegre, Zucco e Jair de Soares conversaram

TCE-RS oferece capacitação sobre atuária aplicada ao RPPS

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), por meio de sua Escola Superior de Gestão e Controle (ESGC), promove a 2ª edição do Curso Básico da Atuária Aplicada aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), em formato EAD. O curso é voltado para servidores e gestores de RPPS, membros dos conselhos deliberativos, comitês de investimentos e controle interno dos