qui, 16 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Fogo Simbólico da Semana da Pátria chega em Sant’Ana do Livramento

(Foto: Divulgação/Ascom)

Chegou em Sant’Ana do Livramento, na tarde dessa quinta-feira (19), o Fogo Simbólico da Semana da Pátria trazido pela Liga da Defesa Nacional (LDN).
O trajeto iniciou na avenida João Goulart em frente ao monumento Paixão Côrtes e contou com ciclistas e um grupo de corredores pelas ruas: Hugolino Andrade, Manduca Rodrigues, Conde de Porto Alegre, avenida Tamandaré, rua dos Andradas, Sete de Setembro, Rivadávia Corrêa, finalizando na Praça General Osório.
Na praça, foi realizado o cerimonial que contou com várias autoridades presentes, tais como, a prefeita Ana Tarouco (DEM), o vice-prefeito Evandro Gutebier (Republicanos), os vereadores Gilbert Gisler Xepa (PSB) e Duda Amaral (Progressistas), além de secretários municipais e autoridades policiais e militares.
“Quero agradecer todo empenho da equipe da secretária Sandra Pontes para que isso acontecesse, para que possamos preservar o nosso patriotismo, para que possamos entoar o hino como patriotas e dizer que o nosso patriotismo não pode morrer. Mesmo na pandemia em que não podemos aglomerar, nem chegar muito próximos, estamos todos aqui e de parabéns”, discursou Gutebier.
Na oportunidade, a Fanfarra do 7º RCMec realizou apresentação além de entoar o hino nacional e municipal. Após o fim do cerimonial, a centelha foi conduzida para a 2° Bia AAAe. O Fogo, seguindo o seu itinerário, posteriormente foi levado até o município de Dom Pedrito pela LDN.
O Fogo Simbólico da Pátria surgiu no ano de 1937, por iniciativa de um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do seu povo. O calor da chama transmite a mensagem da preservação do patriotismo, civismo e respeito.