qua, 22 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.01.25

Vereador apresenta projeto sobre a política de marcas e sinais de animais em Livramento

O projeto prevê que o registro da marca deverá ser anterior a marcação do animal e que havendo litigio sobre as semelhanças ou coincidências de marcas, prevalece aquela que estiver registrada.
Foto Ilustrativa

O vereador Duda Amaral (Progressistas) apresentou na Câmara de Vereadores um anteprojeto de lei que dispõe sobre a política municipal de marcas e sinais no município de Sant’Ana do Livramento que contemplará as espécies: caprinos, ovinos, bovinos, bubalinos, equinos e muares.

Segundo o texto, o registro de marcas é de fundamental importância para o criador e tem o objetivo especifico assegurar o direito de propriedade e de seus rebanhos. O projeto ainda prevê que o registro da marca deverá ser anterior a marcação do animal e que havendo litigio sobre as semelhanças ou coincidências de marcas, prevalece aquela que estiver registrada.

Caso animais sejam apreendidos nas ruas da cidade, em áreas de uso público ou estradas rurais, por estar em desacordo com as disposições municipais, o texto prevê que estes somente serão liberados após estarem devidamente marcados. O município deverá promover o cuidado dos animais apreendidos por até 180 dias, caso não haja a regularização os mesmos deverão ser leiloados.

No seu artigo 6º, o projeto também prevê a criação de um Cadastro Único Municipal de marcas e sinais, disponível via internet, que terá como finalidade facilitar o processo e manter atualizado para fins de consulta os dados dos produtores.

Para Duda o projeto serve para a modernização do sistema de marcas e sinais, assim, facilitando o processo. A matéria foi aprovada na Câmara e encaminhada para a prefeita Ana Tarouco (DEM).

PRF prende homem pela segunda vez em menos seis meses com cigarros contrabandeados

Na manhã desta quarta-feira (22), na BR 290, em Rosário do Sul, a Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem e apreendeu cigarros contrabandeados que eram transportados em um carro. Esta é a segunda vez em menos de 6 meses que ele é preso pela PRF com cigarros contrabandeados. Durante operação de combate ao crime, PRFs visualizaram um Gol com placas

TCE-RS retorna com os processos e sessões jurídicas

Após as suspensões de julgamento dos prazos processuais e sessões, que ocorreram de 20 de dezembro de 2024 a 20 de janeiro de 2025, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) informa que os processos e sessões jurídicas retornam a partir desta terça-feira (21/01). Confira os horários desta semana: 1ª Câmara Especial: terça-feira, 21/01, 10h30 1ª Câmara: terça-feira, 21/01, às