seg, 28 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Policia Civil investiga ataque hacker no sistema do TJ-RS

A invasão no sistema do Tribunal atingiu 165 Comarcas do Estado.
Foto Ilustrativa

Na manhã desta sexta-feira (13), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ/RS), desembargador Voltaire de Lima Moraes declarou que as investigações sobre o ataque cibernético, realizado no início do ano, no sistema do Tribunal estão em andamento no âmbito da Policia Civil. Voltaire explicou que a investigação ocorre em segredo de justiça e, portanto, nenhuma informação complementar pode ser divulgada, além de considerar as invasões como “praga do século XXI”. O ataque hacker atingiu 165 Comarcas do Estado.

O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, onde o desembargador também relatou como foi e está sendo desenvolvido o plano de trabalho no Poder Judiciário durante a pandemia no Estado. Segundo ele, os trabalhos presencias nunca estiveram integralmente estagnados, considerando que sempre houve uma equipe reduzida e um magistrado em todas as Comarcas, onde os casos de urgência foram todos atendidos, sendo que, o remoto sempre esteve em funcionamento.

Voltaire enfatizou em dizer que a principal bandeira da sua gestão é a modernização dos serviços prestados pelo Tribunal, bem como, de todo o Judiciário estadual e que o TJ-RS foi o primeiro a sugerir a nível de pais a criação de um comitê de combate a ataques cibernéticos, e que a sugestão foi aceita de forma receptiva pelos demais e que reuniões em torno do tema já acontecem.

Segundo o presidente, uma empresa já havia sido contratada para realizar a informatização do sistema, como por exemplo, a digitalização dos processos físicos, mas descumpriu cláusulas contratuais e teve seu contrato rescindido com o Tribunal.

Um novo processo licitatório já foi aberto e a expectativa, segundo o desembargador Antônio Amaro da Silveira, é que até meados de 2022 todos os processos sejam informatizados no Rio Grande do Sul, estando, portanto, a frente dos demais tribunais que, segundo previsão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil terá seu sistema integralmente informatizado apenas em 2023.

Todos os olhos estão voltados para a blindagem do sistema de informática, porque o mesmo apresentou novas instabilidades em julho deste ano, deixando a equipe do TI em alerta.

Trio é preso pela Patrulha Rural na Florentina com carne sem procedência

A Brigada Militar efetivou a prisão neste domingo de um trio suspeito de abigeato na região da Florentina. Segundo o Boletim de Ocorrência, registrado na DPPA , a Brigada Militar recebeu uma denúncia informando que duas motos escuras tipo Bros estariam se deslocando pela estrada da Madureira em direção da cidade com uma ovelha carneada. De posse dessas informações uma

Núcleo Santanense de Criados de Cavalos Crioulos realiza prova kids na Rural

Na manhã deste domingo (27) a pista de provas do Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho recebe a primeira edição da prova Kids de incentivo aos esportes equestres. O evento foi realizado pelo NSCCC e contou com a participação de 50 crianças escritas , divididas em diversas categorias. Segundo o presidente do Núcleo, Daniel Righi o evento surgiu da

7ºRCmec realiza formatura de entrega da Boina Preta

No dia 26 de abril, coroando o final da Fase de Instrução Básica, o “Sétimo de Cavalaria”, realizou a solenidade de Entrega da Boina Preta, O “Símbolo do Combatente Blindado e Mecanizado”. Na oportunidade o Ten Cel Luciano, Comandante do Regimento, agradeceu a presença das autoridades, familiares e imprensa local no evento; Em suas palavras exaltou a importância da Boina