As obras do Programa de Aceleração de Crescimento – PAC I, que são investimentos do governo federal de saneamento básico em Sant’Ana do Livramento, serão concluídas até o fim do mês. Esta é a previsão do Departamento Água e Esgotos (DAE) do município.
Iniciado em 2006, sob um investimento de R$ 5 milhões de verbas federais, o PAC I é o da Bacia Alexandrina. Recentemente, com a utilização de verbas do PAC II, o DAE conseguiu avançar outra etapa para a Estação de Tratamento que será utilizada ao longo da avenida Camilo Alves Gisler. Com a entrega da obra, a cidade passa a ter mais de 55% de esgoto tratado.
Segundo a diretora do DAE, as obras estão sendo executadas por um consórcio de empresas. “Isso faz com que a gente tenha atuações de dois segmentos em uma contratação”, explica Izabel Alvarez.
Segundo a diretora, após a obra da ET, o PAC I fica pronto para ser entregue à população, dependendo apenas da liberação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Já o PAC II também aguarda a liberação do órgão e o governo segue trabalhando para angariar recursos para o seu desenvolvimento.
Atualmente, o município conta com cerca de 40% das habitações santanenses com a coleta adequada do esgoto, ou seja, menos da metade da população do município, o que gera ainda mais expectativa sobre as obras do PAC. “Em breve, até o final do ano ou no máximo início do ano que vem, ele vai estar pronto, o que vai nos aliviar, nós temos um marco regulatório até 2033 que tem que ser alcançado”, explicou o vice-prefeito Evandro Gutebier (Republicanos), em entrevista sobre o tema nesta semana.
RECURSOS PRÓPRIOS
A diretora Izabel Alvarez, a autarquia também começou a fazer o trabalho de saneamento básico com recursos próprios, ou seja, em outras localidades começa a expandir a entrega do serviço necessários. “Estamos fazendo isso lá no bairro Fluminense, mesmo que poucas quadras, já é algo que era necessário que fosse feito e que já adianta o serviço que precisamos prestar”, explica.